terça-feira, 3 de novembro de 2020

[9B - Aula 10 - Imagem e Movimento - Cinema Brasileiro - Última Parte]

 ...e a nossa conversa sobre o cinema no Brasil, segue !

***

Crise do Cinema Brasileiro

Com a chegada do videocassete nos anos 80, a proliferação de locadoras marca essa década no país.

Nesse momento, o fim da ditadura e o despontar de uma crise econômica, leva o cinema nacional a sofrer um grande declínio.

Assim, os produtores não tinham dinheiro para produzir seus filmes, e os espectadores, da mesma forma, já não tinham condições para assisti-los.

Na década de 80 merecem destaque O Homem que virou suco (1980), de João Batista de Andrade, Jango(1984), de Sílvio Tendler e Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho e Pixote, a lei do mais fraco (1980), de Hector Babenco.

Cena de O homem que virou suco (1980),
com o ator José Dumont

No final dos anos 80, é lançado o documentário Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, que também marcou época. Confira esse importante curta-metragem, de 13 minutos, aqui:

Com a chegada de Fernando Collor no poder, a crise se agrava. Além das privatizações, o novo presidente extingue o Ministério da Cultura, e acaba com a Embrafilme, o Concine e a Fundação do Cinema Brasileiro.

 

 

Cinema de Retomada

Assim, foi somente na segunda metade da década de 90 que o cinema ganha força, com a produção de novos filmes. Esse período ficou conhecido como “Cinema de Retomada” depois de anos imersos na crise.

A partir disso, a produção de filmes cresce e são criados diversos festivais no país. É criada também a Secretaria para o Desenvolvimento do Audiovisual, sendo implementada uma nova legislação, a “Lei do Audiovisual”.


A partir de 1995, o cinema brasileiro começa a sair da crise com a produção do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1994) de Carla Camurati, o primeiro realizado pela Lei do Audiovisual.

Nessa década, merecem destaques as produções O Quatrilho (1995), de Fábio Barreto e O Que é Isso Companheiro? (1997), de Bruno Barreto.

Há ainda Central do Brasil (1998), dirigido por Walter Salles, que você pode conferir o trailer aqui:

 


Século XXI e a Pós-Retomada do Cinema

No começo do século XXI, o cinema brasileiro adquire novamente reconhecimento no cenário mundial, com diversos filmes indicados para festivais e Oscar.


 

Como exemplo, temos:Cidade de Deus (2002) de Fernando Meirelles; Carandiru (2003) de Hector Babenco; Tropa de Elite (2007) de José Padilha; e Enquanto a Noite Não Chega (2009), de Beto Souza e Renato Falcão.


Em 2015, a produção Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, também fez sucesso.

Cartaz de Cidade de Deus em português


Com a introdução de novas tecnologias (3D, por exemplo), as produções e a quantidades de salas de cinema no país crescem cada vez mais.

Alguns pesquisadores da área denominam o período como a pós retomada do cinema brasileiro, em que a indústria cinematográfica do Brasil se consolida.

 

***

ATIVIDADE:

Pessoal, nosso bimestre, será totalmente visual, portanto, para este primeiro momento, assistiremos o filme de Walter Salles - Central do Brasil.

Como atividade, anotem as peculiaridades e curiosidades na história e em seus personagens, após isto, montem uma critica sobre o teu olhar diante do filme.

Link para ver o filme:
https://www.facebook.com/CineiderOfficial/videos/316589302504881
 

Entrega até dia 16/11

Por hoje é só pessoal...
Bjo pro'cês...
[rafa.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário