quarta-feira, 23 de setembro de 2020

[9B - Aula 9 - Imagem e Movimento - Cinema Brasileiro - Parte II]

 ...e continuamos nossa aventura com o cinema !!!

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[Cinema Novo]

De caráter revolucionário, o cinema novo se consolidará nos anos 60, focado nas temáticas se cunho social e político.


Na década de 1950, já foram produzidos filmes considerados precursores do Cinema Novo, como Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos.

Do cinema novo destacam-se as produções do cineasta baiano Glauber Rocha: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1968).

 


 ...vamos ao cinema?

Logo abaixo, na íntegra, o filme, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Gostaria que vocês assistissem o mesmo e em seguida, criassem um pequeno relatorio sobre as impressões com o contato deste formato, roteiro, direção, temática. 

Já valendo como atividade proposta pra nota.



[Cinema Marginal ou "Udigrudi"]


Mais tarde, em fins da década de 60 e início dos anos 70, surge o cinema marginal denominado também de “Údigrudi” (1968-1970). As maiores produtoras dessa vertente foram "Boca do Lixo", em SP e "Belair Filmes", no RJ.

Essas produções estavam bastante alinhadas com o movimento de contracultura, ideologias revolucionárias e também com o tropicalismo, movimento musical que ocorria na mesma época. Sofreu grande censura por parte do regime militar que se instaurava no país.

Essa vertente foi baseada no cinema experimental de caráter radical. Um filme de grande destaque foi O Bandido da Luz Vermelha (1968), dirigido por Rogério Sganzerla.

 

Cena de O bandido da luz vermelha (1968)


[Criação da Embrafilme]

Em 1969 é criada a Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes) que permanece até 1982.

Fundada em pleno contexto da ditadura militar, o governo apoia a ideia, com a finalidade usar o cinema como uma importante ferramenta de controle estatal.

Nesse contexto, o Estado financia as produções cinematográficas, dando espaço para as produções nacionais.


 

[A Boca do Lixo e as Pornochanchadas]

No começo dos anos 70, em São Paulo, as produções de baixo custo do movimento “Boca do Lixo” realizam as pornochanchadas, baseada nas comédias italianas e com forte teor erótico.

Esse gênero teve enorme destaque na década, fazendo grande sucesso comercial no Brasil. Como exemplo, temos a película A Viúva Virgem (1972), do cineasta Pedro Carlos Rovai.

A pornochanchada sofreu um enorme declínio da década de 80, perdendo sua audiência para os filmes pornográficos hardcores, que ganhavam cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Ainda que a produção cinematográfica tenha sofrido um declínio no final da década de 70, filmes como Dona flor e seus dois maridos (1976), do cineasta Bruno Barreto, fizeram sucesso.

Cena de Dona Flor e seus dois maridos. A história foi contada outras vezes na dramaturgia brasileira

Dona Flor teve mais de 10 milhões de espectadores. Além dele, filmes de comédias com a turma dos Trapalhões atraíam milhões de pessoas.

 ...por hoje é só pessoal, a atividade esta descrita logo acima, no filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

Bjo pro'cês...

[rafa.]

PS: Semana que vem, terceira e última parte sobre o tema !