...e aeee meus queridos, espero que todos estejam bem (e vivos!)
Bora dar sequencia ao nosso trabalho, enfim, Terceiro Bimestre chegou, falaremos de dança e poxa vida, será que vocês conseguirão pular corda comigo este ano ?
***
DANÇA CONTEMPORÂNEA...O que é afinal?
Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um
conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de
gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada
uma dança abstrata e em constante transformação.
Esta
modalidade de dança se desenvolveu em meados do século XX (1950 /
1960), tornando-se popular na década de 1980. A sua crescente
popularidade se justifica, em parte, pelo fato deste gênero de dança não
se prender aos padrões estéticos clássicos.
A dança contemporânea se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop Vamos dar uma olhadinha no vídeo abaixo?
...então, curtiram ? Viram influencias do jazz, ballet, hip hop em algum momento ? E a música, é interessante, casa com todo o resto ?
Como dito, não existem técnicas pré-definidas, sendo o processo
criativo do conceito ou ideia a ser transmitida pela coreografia o ponto
central da dança contemporânea.
A sua não limitação possibilita
ao bailarino autonomia para construir suas próprias coreografias a
partir de métodos como a improvisação, o contato com o chão ou com outro
personagem cênico e a utilização de figurinos interativos, por exemplo.
A
criação dentro da dança contemporânea é um processo que alia os métodos
da composição coreográfica. Desde situações rotineiras até temas
polêmicos podem servir de base para a concepção do conceito de uma
coreografia.
Espetáculo CRIA, da Cia. Suave.
Ela também traz à tona a inserção de outros elementos artísticos para
a dança, como o vídeo, a fotografia, as artes visuais, e a cultura
digital como um todo. Esses aspectos permitem uma transformação de
movimentos reais em virtuais e vice-versa, modificando a percepção do
que se entende como movimento.
Outra parte importante para o
processo criativo na dança contemporânea é o corpo humano. Sua
fisiologia e anatomia ganham uma importância para a coreografia, pois
possibilita que o bailarino tenha uma melhor conscientização dos seus
movimentos.
Características da dança contemporânea
Como visto, a dança
contemporânea rompeu com padrões ao fugir da "formatação" tradicional
dos gêneros clássicos. Desta forma, consolidou-se como uma manifestação
artística única e revolucionária.
As suas principais características são:
Não existem técnicas predefinidas;
Não existem limitações de movimentos, vestuário ou músicas;
Valorização da constante experimentação e inovação;
Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento que a coreografia propõe;
Valorização da criação coreográfica individual;
Valorização das improvisações;
Mistura de outros elementos artísticos à dança (vídeo, fotografia, artes visuais e digitais, etc).
Veja abaixo um exemplo de coreografia típica da dança contemporânea
que explora o uso de roupas, acessórios, cenografia e outros aspectos de
modo único e criativo:
...quais diferenças você consegue pontuar entre o video que acabamos de assistir e o anterior? Aliás, ao seu olhar, existe semelhanças? Qual mais te interessou e porque ? Tbm consegue distinguir símbolos do ballet, do jazz, hip hop na construção deste trabalho?
Dança Contemporânea no Brasil
No Brasil, a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio do casal Klauss e Angel Vianna.
Klauss
(1928 - 1992) foi pioneiro na pesquisa e desenvolvimento da técnica
somática, criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal
dos seus praticantes, trabalhando corpo e mente, além da manutenção de
sua saúde.
Ela utiliza técnicas que ampliam o treinamento técnico
em dança. Ele também foi o primeiro bailarino a utilizar o termo
“expressão corporal” no Brasil.
Então, esta nossa aula, vai ser bem mais visual do que as demais, logo após, vocês irão assistir um pequeno documentario sobre o trabalho de Klauss Vianna....
Já conheciam Klauss Vianna? Ouviram falar ou viram algo sobre? Na verdade, você tinha noção da Dança contemporânea no Brasil? No bimestre passado, falamos de teatro, olha que bacana ligação que um estilo de arte cria laços e se comunica com o outro...
...então para começarmos a falar sobre o assunto, como nossa primeira ATIVIDADE, façamos uma pesquisa sobre quem é, foi: Klauss Viannae qual sua importância para construção artística do nosso país.
ENTREGA DA ATIVIDADE ATÉ 15/08/2020 via e-mail: rafaelribeironunes@prof.educacao.sp.gov.br ou whastapp!
Por hoje é só pessoal, semana que vem, parte II de Dança Contemporânea...
“A interpretação do que vemos no mundo exterior é uma tarefa muito complexa.
Já se descobriram mais de 30 áreas diferentes no cérebro usadas para o processamento da visão. Umas parecem corresponder ao movimento, outras à cor, outras à profundidade (distância) e mesmo à direção de um contorno.
E o nosso sistema visual e o nosso cérebro tornam as coisas mais simples do que aquilo que elas são na realidade.
E é essa simplificação, que nos permite uma apreensão mais rápida (ainda que imperfeita) da «realidade exterior», que dá origem às ilusões de óptica.”
Talvez um dos primeiros artistas que tenha usado este conceito tenha sido Giuseppe Arcimboldo (1527-1593).
OP- ART (Arte e Ilusão)
O que sente ao ver a imagem acima? Ela incomoda ou não? Tem movimento?
O termo op art é uma abreviação da expressão em inglês optical art e significa "arte ótica" - uma forma de arte que explora determinados fenômenos óticos com a finalidade de criar obras que pareçam vibrar ou cintilar. Contudo, diferentemente da arte cinética, a obra efetivamente não se movimenta e, por vezes, é o observador quem deve se deslocar, ou movimentar os olhos, para ter essa impressão sobre a obra, nascida da ilusão de ótica. Como podemos ver acima !
Victor Vasarely, Supernovae, 1959-61
Os artistas do movimento op art defendiam a idéia de que a arte deveria ter "menos expressão e mais visualização". Ainda segundo eles, apesar do rigor com que é construída, a obra simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são, em geral, abstratos concretos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. E, diferentemente do concretismo, onde existe um equilíbrio estático entre as figuras geométricas que compõem a obra, na op art as figuras são colocadas de maneira a causar no observador uma sensação de movimento...
O pintor húngaro Victor Vasarely (1908-1997) é o precursor da op art, surgida nos anos 30. Alguns de seus trabalhos - tais como "Zebra" (1938), que é inteiramente composto por listas diagonais em preto e branco, curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de uma zebra - são considerados os primeiros dedicados à op art. Apesar desse impulso inicial, a op art demorou a ter destaque, ganhando força efetivamente nas décadas de 1950 e 1960. No Brasil, um dos principais artistas da op art foi o escultor, pintor e desenhista Luiz Sacilotto (1924-2003). Veja, abaixo, um dos seus trabalhos:
Sacilotto, Concreção 8079, 1980
...um pouco de história...
A “Op Art” ou “Optical Art” (Arte Ótica) foi um movimento artístico que atingiu seu auge na década de 60 nos Estados Unidos.
Em Nova York, ocorreu a primeira exposição no Museu de Arte Moderna (MOMA) intitulada “The Responsive Eye” (O Olho que Responde), em 1965.
Baseado
em recursos visuais, sobretudo na ilusão de ótica, esse movimento que
expressa a mutabilidade do mundo e suas ilimitadas possibilidades, é
fundamentado no mote “menos expressão e mais visualização”.
Principais Características
As características do movimento Op Art são:
Tridimensionalidade
Efeitos óticos e visuais
Movimento e contraste de cores
Tons vibrantes (principalmente preto e branco)
Formas geométricas e linhas
Observador participante
Estilo abstrato
Principais Artistas e Obras
Os principais representantes do movimento da Op Art foram:
Victor Vasarely (1908-1997): artista húngaro
considerado o “Pai da Op Art”. Foi influenciado pela arte cinética,
construtivista e abstrata bem como ao movimento de Bauhaus, donde
destaca-se sua obra “Zebra” (1938).
Alexander Calder (1898-1976): Conhecido por Sandy
Calder, o artista estadunidense é famoso
Alexander Calder
pelos “mobiles”, objetos
compostos pela associação de formas geométricas (sobretudo retangulares)
ao movimento do ar. Suas obras mais representativas são: Sem título (1931), Cone de Ébano (1933) e A Espiral (1958).
Luiz Sacilotto (1924-2003): principal representante da
Op Arte e da arte concreta no Brasil, produziu esculturas e pinturas das
quais se destacam: Estruturação com Elementos Iguais (1953) e Concreção 7553 (1975)
Adolph Frederick Reinhardt (1913-1967): conhecido com
Ad Reinhardt, foi um artista estadunidense que se aproximou do movimento
do expressionismo abstrato, da arte conceitual e minimalista. Muito
famoso por suas pinturas "negras" na década de 60.
Jesús-Raphael Soto (1923-2005): artista venezuelano
famoso pelos seus “penetráveis”, obra destinadas a penetração do público
como forma de interagir com o produto artístico; destacam-se Estrutura cinética (1957), Volume suspendido (1967) e Paralelas vibrantes (1969).
Kenneth Noland (1924-2010): pintor estadunidense, destacou-se com suas obras abstratas com vibração ótica unidas ao estilo denominado “Color Field”, intimamente ligado ao expressionismo
Jesús-Raphael Soto
abstrato.
Richard Allen (1933-1999): pintor britânico explorou a
arte cinética, a op art, o minimalismo e a arte geométrica abstrata. Das
obras da Op Art destacam-se os “Estudos para pinturas de Op de preto e branco” (1963-1972).
Curiosidade
Outros
artistas que merecem destaque na Op Art são: Larry Poons, Yaacov Agam,
Bridget Riley e Youri Messen-Jaschin, Tony Delap, Josef Albers e Heinz
Mack
ATIVIDADE(Entrega até 15/08/2020)
1. Dê um passeio pelas pesquisas na internet sob o
tema OP ART, vá até o banco de imagens, verifique uma delas (a que lhe chamar mais
atenção) e faça uma reprodução deste trabalho, juntamente com um pequeno texto
de quais a sensações que esta reprodução lhe causou enquanto produzia.
PS: Por enquanto utilizaremos a técnica
monocromática (em preto e branco), como exemplos abaixo!
...e por hoje é só pessoal! Bjo pro'cês...
[rafa.]
Op art - Arte e ilusão
de ótica... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/op-art-arte-e-ilusao-de-otica.htm?cmpid=copiaecola
Op art - Arte e ilusão
de ótica... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/op-art-arte-e-ilusao-de-otica.htm?cmpid=copiaecola
Op art - Arte e ilusão
de ótica... - Veja mais em
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/op-art-arte-e-ilusao-de-otica.htm?cmpid=copiaecola
...eita que chegamos vivos (eu acho, né!?) no Terceiro Bimestre! Ufa...
Bora pro que interessa?
ARTE CONTEMPORÂNEA...
A arte contemporânea é uma tendência que originou-se como
desdobramento - e superação - de manifestações artísticas modernas. Por
conta disso, pode ser chamada também de arte pós-moderna.
Surgida na segunda metade do século XX, essa vertente constitui uma
nova forma de produzir e apreciar arte, sendo produzida até os dias de
hoje.
Mais preocupada em aliar a vida cotidiana ao universo artístico, a arte contemporânea tende a unir diferentes linguagens.
A artista contemporânea Yayoi Kusama, de origem nipônica, posa em frente a uma de suas obras
...e arte contemporânea conta que...
...começa a dar frutos a partir de movimentos como a pop art e o minimalismo, que tiveram como solo fértil os EUA na década de 60.
Nesse momento, o contexto que se vivia era do pós-guerra, do
desenvolvimento tecnológico e do fortalecimento do capitalismo e da
globalização.
Assim, a indústria cultural, e consequentemente a arte, sofreram
grandes transformações que deram as bases para o surgimento do que hoje
chamamos de arte contemporânea.
Esse novo fazer artístico começa a valorizar mais as ideias e o
processo artístico em detrimento da forma final ou do objeto, ou seja,
os artistas passam a buscar o estímulo a reflexões sobre o mundo e sobre
a própria arte. Além disso, empenham-se em aproximar a arte da vida
comum.
Nesse sentido, a pop art com seus expoentes Andy Warhol, Roy
Lichtenstein e outros artistas, cria um cenário cultural propício para a
arte contemporânea.
A pop art pode ser considerada um "estopim" para arte contemporânea. Aqui, obra de Andy Warhol, Marilyn Monroe (1962)
Isso porque essa vertente via na cultura de massas seu suporte
fundante, utilizando histórias em quadrinhos, publicidade e até mesmo
celebridades como material de criação, aproximando o público do universo
artístico.
Da mesma forma, o minimalismo e pós-minimalismo (no fim dos anos 50 e
nos anos 60) oferecem a oportunidade para se pensar a união entre
linguagens como a pintura e a escultura, assim como a utilização do
espaço de maneira inovadora, seja ele o ambiente da galeria, os espaços
públicos urbanos ou em meio à natureza.
Posteriormente, novos desdobramentos ocorreram e possibilitaram o
surgimento de outras formas de expressão, como performances, videoarte,
instalações e outras.
CARACTERÍSTICAS...
A arte contemporânea, por estar inserida em um mundo com grande fluxo de informações e inovações tecnológicas e midiáticas, se utiliza desses recursos como forma de comunicação.
Além disso, quebra as barreiras no que diz respeito às linguagens da arte, unindo tipos diversos de fazer artístico em uma obra, afastando-se dos suportes tradicionais.
Essa é uma tendência que valoriza a aproximação entre a arte e a vida,
muitas vezes trazendo reflexões de âmbito coletivo, aliando política e
imaterialidade. Traz ainda novas personagens e assuntos, como por
exemplo a questão racial, patriarcado, questões de sexualidade e gênero,
desigualdades e outras.
Herdando o espírito contestador dos dadaístas, a arte contemporânea tem ainda a preocupação de investigar a si mesma, carregando indagações sobre conceitos artísticos e fomentando a velha pergunta "Afinal, o que é arte?".
Outra característica interessante é a valorização da interação entre o
público e a obra, muitos artistas optam por caminhos em que buscam
proporcionar uma experiência única nas pessoas que entram em contato com
as obras.
Arte Contemporânea no Brasil
Normalmente as novas vertentes
artísticas tendem a aparecer no Brasil depois de certo tempo em que já
estão ocorrendo em outros lugares, como Europa e EUA, basicamente.
Entretanto, no caso da arte contemporânea, esse espaçamento de tempo não
foi tão grande.
Em terras brasileiras, pode-se dizer que esse tipo de arte tem início com os neoconcretistas, que fundam um Manifesto Neoconcreto em
1959. Os responsáveis pelo documento foram Amilcar de Castro
(1920-2002), Ferreira Gullar (1930-2016), Franz Weissmann (1911-2005),
Lygia Clark (1920-1988), Lygia Pape (1927-2004), Reynaldo Jardim
(1926-2011) e Theon Spanudis (1915-1986).
Obra integrante da série Bichos, de Lygia Clarck, produzida entre 1960 e 1964
Outro nome fundamental para a arte contemporânea nacional é Hélio
Oiticica (1937-1980), que ganhou inclusive projeção fora do país.
Um grande momento também de efervescência da arte brasileira contemporânea foi marcado pela exposição Como vai você, Geração 80?, realizada no Rio de Janeiro, no Parque Lage em 1984.
A mostra reuniu 123 artistas e teve como objetivo mapear produções
variadas da época. Participaram artistas que se tornaram referências,
como Alex Vallauri (1949-1987), Beatriz Milhazes (1960), Daniel Senise
(1955), Leda Catunda (1961) e Leonilson (1957-1993).
As Bienais Internacionais de São Paulo são também grandes centros
culturais que apontam resultados e experimentações no território
artístico brasileiro.
Principais artistas contemporâneos
São muitas as pessoas que
se dedicaram e se dedicam a produzir arte contemporânea no Brasil e no
mundo. Listar todos os artistas importantes dentro desse universo seria
uma tarefa de enormes proporções. Conheça alguns:
Grupo Fluxus
O Grupo Fluxus foi um movimento artístico que
existiu na década de 60 e contava com diversos artistas que se
utilizavam de variados suportes para produzir uma arte contestadora,
provocativa e ousada. O grupo foi essencial para a consolidação da arte
contemporânea no mundo.
Yoko Ono em performance Cut Piece (1966) em que o público corta as vestes da artista
Fluxus foi assim batizado porque o termo latino deriva de fluxu, que quer dizer "escoamento", "fluidez". Os artistas do movimento acreditavam em uma maior integração entre a arte e a vida
Seus integrantes estavam presentes em diversos países, foram eles:
França: Ben Vautier (1935)
Estados Unidos - Higgins (1938-1998), Robert Watts (1923-1988), George Brecht (1926), Yoko Ono (1933)
Alemanha - Wolf Vostell (1932-1998), Joseph Beuys (1912-1986), Nam June Paik (1932-2006).
Dick Higgins, artista americano que participou do grupo, certa vez definiu o movimento da seguinte forma:
Fluxus não foi um momento na história ou um movimento artístico. É um modo de fazer coisas [...], uma forma de viver e morrer.
Marina Abramović (1946-)
Marina Abramović nasceu
na Sérvia e é considerada uma das artistas contemporâneas mais
importantes, isso por seu papel essencial na linguagem da performance
nos anos 70.
Junto com seu ex-companheiro, o artista alemão Ulay, criou obras que testam seus próprios limites, abordando assuntos como tempo, identidade e relações amorosas.
A última performance que realizaram foi feita como marco da separação
do casal, que caminhou quilômetros, encontrando-se na Muralha da China.
Abaixo, podemos ver uma imagem da performance The artist is present, apresentada no MoMa em 2010, em Nova Yorque. Na ocasião, Marina passou várias horas sentada trocando olhares com o público.
O que ela não sabia é que Ulay estava presente na exposição. Ele
sentou-se em frente da artista e o reencontro depois de muitos anos foi
emocionante.
Marina Abramovic em performance em 2010 reencontra seu antigo parceiro de vida e arte
Vamos ver um pouquinho de Marina Abramovic...
Hélio Oiticica (1937-1980)
Hélio
Oiticica foi um artista brasileiro de renome no cenário nacional.
Trabalhou com suportes como escultura, performance, pintura.
Hélio
foi bastante atuante, participando de movimentos importantes como o
Grupo Frente (1955 e 1956) e o Grupo Neoconcreto (1959).
Sua grande contribuição foi em torno da compreensão do espaço, partindo do bidimensional para o tridimensional.
Hélio inovou também ao unir o corpo à obra de arte. Um exemplo clássico são os famosos Parangolés, esculturas coloridas em tecido que as pessoas vestiam.
A obra Parangolés, feita nos anos 60 por Hélio Oiticica, é bastante representativa da arte contemporânea
Rosana Paulino (1967-)
Rosana Paulino é uma artista
brasileira que apresenta trabalhos com forte questionamento acerca de
temas importantes, como o racismo estrutural e a situação feminina no
Brasil.
Ela exibe produções em linguagens diversas, como o bordado, escultura, desenho, fotografia.
Na obra abaixo, intitulada Bastidores (1997), são
apresentadas fotografias de mulheres negras em bastidores de madeira.
Suas bocas e olhos são costurados, fazendo alusão à impotência e
silenciamento das vítimas de violência doméstica e, em um sentido mais
amplo, da opressão social.
Bastidores (1997), de Rosana Paulino
Banksy
O artista inglês Banksy é um dos mais aclamados
atualmente. Pouco se sabe sobre sua identidade real, que ele faz questão
de manter como mistério.
Geralmente, suas obras são feitas nas ruas de grandes cidades. São
pinturas produzidas com a técnica de stencil e carregam grandes
questionamentos sobre a sociedade de consumo, valores, princípios morais
e sociais.
Os trabalhos estão presentes em vários lugares do mundo, como
Inglaterra, Barcelona, França, Viena, Austrália, EUA e Oriente Médio.
Pintura Shop Until You Drop (2011), feita em Londres por Banksy
ATIVIDADE:
1. Faça uma busca sobre os trabalhos de MARINA ABRAMOVIC, e monte uma pesquisa sobre, assista alguns vídeos, de uma aproximada em relação ao trabalho desta artista e de, juntamente a sua pesquisa, quais suas impressões desta expressão artística.
ENTREGA DIA 14/08.
Por hoje é só e semana que vem tem a parte II sobre o tema !
...e ai pessoas, bora entrar no Terceiroe penúltimo bimestre deste fatídico ano!
Logo após o Renascimento, a arte toma novos caminhos, dos quais, a Arte Moderna, neste ponto ainda é chamada de figurativa. Bem vindos ao...
MANEIRISMO
O maneirismo surgiu em uma época que foi marcada por grandes mudanças na economia, na política, na cultura e na religião. Na política, pode-se citar a invasão da Itália pela França, Alemanha e Espanha, causando depois o Saque de Roma, que resultou em uma grande devastação, culminando na fuga de diversos artistas e intelectuais para outros lugares. Na economia,
a abertura de novas rotas comerciais graças às Grandes Navegações deixa
a Itália fora do centro do comércio internacional. Na religião, o
Concílio de Trento é responsável pelo fim da liberdade nas relações
entre Igreja e arte (a partir daí, o tema, a forma de tratamento, a
escolha das cores, dentre outras características, precisam ser todas
aprovadas anteriormente pelo crivo dos censores da igreja).
Apesar de tais
mudanças, a cultura italiana conseguiu manter seu prestígio
internacional, aproveitando-se da espoliação de bens sofridos por ela
para disseminar sua influência para os locais mais afastados do
continente.
Características
Se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600
Originou-se na Itália, influenciando a cultura de praticamente todas as nações europeias
Deliberada sofisticação intelectualista
Valorização da originalidade e das interpretações individuais
Dinamismo
Complexidade das formas
Artificialismo no tratamento dos seus temas
Objetivava conseguir maior emoção, elegância, poder ou tensão
Contradição/Conflito
O nome do movimento tem a ver com o estilo pessoal de cada autor (já que cada um realizava suas obras de sua maneira)
Com o tempo, o termo passou a ter
significado negativo, pois foi estilo passou a significar
artificialidade e virtuosismo excessivo
Heterogeneidade
Em contraste com o renascimento, rejeita a cópia servil da natureza
Arquitetura Maneirista: Palácio de Fontainebleau, França
O maneirismo possui duas fases, em que a primeira (c. 1515 – c. 1530) é
conhecida como a fase anticlássica do Maneirismo, período em
que fundaram novos centros regionais e estimularam o trabalho de um
grande número de artistas. Já na segunda, chamada de Alto Maneirismo, o
estilo era predominante na Europa, com o intelectualismo e a
virtuosidade sendo necessários para uma boa arte, com os artistas
encontrando no período sua originalidade e a maneira pessoais,
sentindo-se livres para realizarem pesquisas ainda mais extravagantes. O
declínio do Maneirismo na Itália ocorre entre 1580 e 1590, quando o
classicismo naturalista e seus valores são reavivados, demorando até o
século XVII para findar em outros países.
Arquitetura:
Biblioteca Medicea Laurenziana (Michelangelo)
No maneirismo,
surge uma geração de arquitetos fortemente individualista, que se
permitem grandes liberdades formais e foram responsáveis pela transição
entre Renascimento e Barroco.
Os maneiristas
acreditavam que a arquitetura devia ser feita através de uma união
entre regras pré-definidas e a liberdade do próprio criador, o que os
abriu espaço para a livre experimentação.
Dentre os
arquitetos maneiristas, pode-se destacar Andrea Palladio, Giulio Romano,
Antonio da Sangallo, Giacomo della Porta e Jacopo Vignola.
As principais
características maneiristas encontradas na arquitetura são as ilusões de
perspectiva, a alteração nos ritmos estruturais, a desvirtuação da
funcionalidade de certos elementos e a sensível flexibilização nas
proporções da volumetria.
Michelangelo,
um dos grandes nomes do Renascimento, conseguiu conquistar tal
liberdade, conduzindo novos arquitetos a produzirem obras cada vez mais
únicas e personalistas (acabando com a prática dos sistemas de guildas)
sem deixar o elementos clássicos de lado, aplicando-os agora de forma
eclética e experimental.
Palácio de Fontainebleau, França
Pintura
Agnolo Bronzino - Vênus, Cupido e o Tempo (Alegoria da Luxúria)
Uma das mudanças mais dramáticas introduzida na Pintura pelo Maneirismo foi a transformação da noção de espaço.
A pintura
maneirista vai de encontro às características da pintura renascentista,
que utilizada da perspectiva clássica, ao usar diferentes pontos de
vista coexistindo em um mesmo quadro, com ausência de existência de uma
hierarquia lógica nas proporções das figuras existentes, sendo comum a
cena principal posta a distância, com elementos secundários a frente na
tela.
Dentre os
pintores Maneiristas por toda a Europa, destacam-se: Rosso
Fiorentino, Jacopo da Pontormo, Michelangelo (em sua fase madura),
Parmigianino, Agnolo Bronzino, Jacopo Tintoretto, Giuseppe
Arcimboldo, El Greco e os integrantes da Escola de Fontainebleau.
Características:
Figuras com proporções alongadas; em posições dinâmicas; contorcidas
Cenas com grupos cheios de movimento e tensão
Aversão ao vazio (cena principal cercada por vários elementos decorativos)
Intensidade do drama
Referências literárias e citações visuais a outros autores
Giuseppe Arcimboldo - As Quatro Estações
Escultura
Michelangelo - Pietà de Florença, 1550
Umas das
características principais da escultura Maneirista é a Figura
Serpentinata. Além de sua eficiência plástica, ela estava carregada de
simbologia. Enquanto que a espiral simples, num único sentido, era uma
imagem da infinitude, da transcendência, dos ciclos e da metamorfose, a
espiral dupla, com dois sentidos, era seu oposto, e significava a
mortalidade e o conflito.
Além da figura
serpentinata, outra característica da escultura Maneirista e a
concepção de que a beleza é abstrata, enquanto o ornamento é material,
estabelecendo uma ligação entre a beleza e as imperfeições da matéria.
Dentre os
escultores Maneirista podemos citar: Michelangelo (em sua fase final),
Bartolomeo Ammannati, Giambologna, Pierre Franqueville, Juan de Juni
e Adriaen de Vries.
Características:
Formas caprichosas
Proporções estranhas
Superposições de planos
Exagero nos detalhes
Atmosfera de tensão
Contorções extremadas
Exagerados alongamento dos músculos
Posições impossíveis
Juan de Juni - O Santo Enterro
Aspectos em outros meios artísticos
Sagrada Família com pastores e anjos, Parmigianino
Desenho
Enquanto a pintura é fruto de um trabalho minucioso e esforçado, o desenho é uma arte que transmite monumentalidade às figuras.
Os principais nomes que contribuíram para essa técnica foram Pontormo, Parmigianino e Tintoretto.
Características
Ausência ou minimização das cores
Centro do interesse se concentra na linha e nos valores plásticos que podem ser obtidos por ela
Considerado uma categoria autônoma no universo das artes (importância como base e esboço da obra final)
Gravura
O Cavaleiro, a morte e o Diabo, 1513
No século XV já existiam escolas de
gravadores em vários países da Europa, mas principalmente na Alemanha,
nos Países Baixos e no norte da Itália. Ela era usada na maioria das
vezes na ilustração de livros e na divulgação de pinturas célebres, mas
também haviam praticantes da arte de forma autônoma.
A partir da metade do século XVI, com
Dürer e Mantegna, as gravuras começam a ser predominantemente menores
que se dedicam mais à cópia de pinturas e desenhos do que propriamente à
criação, havendo diversos copistas que possuíam técnicas impecáveis.
Os principais nomes que contribuíram para a gravura foram Jacques Bellange, Jean Duvet, Hendrik Goltzius, Maarten
van Heemskerck,Ugo da Carpi, Battista Franco Veneziano, Giorgio Ghisi,
Daniel Hopfer, Sebald Beham, Ägidius Sadeler e Jacob Matham, etc.
Ornamentos
Relevos da Escada do Rei no Castelo de Fontainebleau, Francesco Primaticcio
Tratando-se de ornamentos, pode-se
encontrar escultura aplicadas em retábulos, púlpitos, altares e outros
elementos decorativos das igrejas; aos frisos e estuques dos edifícios
profanos.
ATIVIDADES PARA ENTREGA ATÉ DIA: 14/08/2020
1. Faça uma pesquisa sobre vida e obra do artista Giuseppe Arcimboldo, priorizando seu trabalho na pintura.
2. Quais são as principais caracteristicas do Maneirismo?