quinta-feira, 14 de maio de 2020

[1 A/B/D - Aula 3 - Arte Bizantina]

...continuando nossa fofoca, sobre a História da Arte, bora pra mais um pouco de informação!
ARTE BIZANTINA, ainda ligada ao que chamamos de Idade da Fé, tem similaridade com a Paleocristã, so diferindo-se, de que aqui, começamos explorar um pouco mais o saber artístico (mesmo que ainda sob o domínio do dogma religioso do cristianismo).

Tópico de pesquisa: ARTE NA ANTIGUIDADE 

A idade da fé durou cerca de mil anos, caracterizando uma nova ordem na linguagem cultural. Trazendo com protagonismo o imenso poder econômico, político e cultural da Igreja e seus fundamentos, marca a vida dos povos da Idade Média. Várias escolas, movimentos e estilos artísticos aconteceram neste longo período:  a Arte Bizantina, a Arte Românica e a Arte Gótica, são os principais.


 ARTE BIZANTINA
(Séc. IV, V, VI até 1453)



É uma forma de expressão do cristianismo no Oriente, desenvolve-se em torno das basílicas erigidas com base em projetos inspirados na cruz grega.
A igreja ditava os cânones (decreto, conceito, regra concernente à fé, à disciplina religiosa), normas, temas, a posição das imagens na composição, as feições, e aos artistas cabia apenas executar. A arte aqui, se torna anônima, de luxo, riqueza, evidenciando o poder do imperador.
Bizâncio era a porta de entrada de dois continentes e controlava a vida socioeconômica e cultural dos povos do Mediterrâneo.
O homem procura Deus, onde toda a sua vida se concentra e se equilibra nos dogmas da igreja.

Cristo Pantocrator. Fragmento de um mosaico de Deësis. Séc. XIII - Mosaico - Santa Sofia, Istambul. 




ARQUITETURA


Vista interior da Basílica de Santa Sofia, atualmente, Istambul

 Arquitetura destacada por ser monumental, obedece em suntuosidade a uma ordem construtiva que valoriza e favorece a riqueza de detalhes em seu interior.

É uma arte decorativa e ornamental (que serve para ornamentar; cuja característica principal é tornar algo mais atraente, decorativo ou fazê-lo ganhar aspecto incomum), em que o luxo material esta vinculado ao sentimento religioso, sugerindo ao observador a presença de Deus.



 Jesus Cristo, aqui chamado de Pantocrator, imagem que ocupava a parte mais importante das basílicas (construções típicas da época): a abóbada (construção arqueada feita de concreto, pedras ou tijolos em forma de cunha, destinada a cobrir um espaço, apoiando-se sobre paredes, pilares ou colunas). Os temas das pinturas estavam totalmente condicionadas a função do espaço.



O mosaico, também fora utilizado como técnica típica para expressar a Arte Bizantina (parecendo um bordado rendado de pérolas e vidros multicoloridos, dando formato as linhas e o fundo). O mosaico, integra toda esta arquitetura, as figuras dos ídolos são rígidas em sua forma. A frontalidade das imagens nos mosaicos é bidimensional, simétrica ou linear, retratando apenas cenas bíblicas.







 PINTURA

As técnicas comuns no período era a encaustica e a têmpera.




Encáustica: Utiliza cera muito quente, misturada ao pigmento de cor, que entranha nos poros da madeira, proporcionando um efeito translucido na imagem.
O ícone mais antigo nesta técnica e o Pantocrator do séc. VI e esta no Mosteiro de Santa Catarina, no monte Sinai.

Outra variante da encáustica, consiste em revestir a madeira com uma camada de ouro para depois pintar as figuras com tinta a base de cera quente. Ao final, retira-se as partes pintadas, com um estilete, realçando as dobras do tecido e o fundo dourado. Visto ao lado, na representação de Nossa Senhora de Vladimir, c. 1125, hoje na Galeria Tretyakov - Moscovo.



 Têmpera: Técnica diversificada, substitui a encáustica por sua praticidade. Caracteriza-se pelo seu aspecto brilhante e luminoso, nunca igualado ao óleo. A técnica da têmpera, consiste na separação da gema do ovo, dispensando a clara e a película que o envolve, misturando-a com o pigmento de cor, podendo adicionar agua destilada para diluição da pasta. Muito comum, mistura-se mirra a pasta para modificar o odor que a mesma exalava das pinturas.


Com o domínio muçulmano a cultura bizantina, a transformação se dá pela proibição de adoração a imagens, sendo assim Bizâncio, recusa-se a estatuária, sendo representativa a exuberância dos recursos cromáticos do mosaico.  A arte Bizantina, irradiou de Bizâncio, para Grécia, Rússia e Síria, sobrevivendo na mão de seus anônimos artistas, que foram trabalhar nos mosteiros ocidentais.


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ATIVIDADE

Pessoal, após a leitura do texto, responder o questionário abaixo (mandem as respostas, via whats, messenger, email - moderninho@gmail.com -, sinal de fumaça, Chico Xavier, mas, NÃO ESQUEÇAM !! Até dia 26/05 !
E quem ainda não entregou as demais atividades, bora fazer, senão eu pego vocês na saída! Hahaha !!!


1. Sabemos que a Idade da Fé, estabelece uma nova ordem cultural na era medieval, portanto, é correto afirmar que aos principais movimentos artísticos deste período são: 

a) Arte Moderna, Arte Bizantina, Arte Medieval
b) Arte Bizantina, Arte Românica, Arte Gótica
c) Arte Sacra, Arte Pantocrator, Arte Paleocristã
d) Arte Paleocristã, Arte Bizantina, Arte Romântica

2. A filosofia da Arte Bizantina esta ligada a qual citação:
a) " O homem é apenas um pedaço da história sacra..."
b "O homem não entende Deus, onde toda sua vida se concentra e se equilibra nos dogmas da igreja..."
c) "O homem procura Deus, onde toda sua vida se concentra e se equilibra nos dogmas da igreja..."
d) "O homem procura Deus, onde toda sua vida se converte e se equipara nos dogmas da valorização econômica da igreja..."

3. A arquitetura Bizantina, favorece a:
a) construção prática
b) riqueza de detalhes em seu interior
c) as questões sacras em seu interior
d) as pinturas rústicas da era paleocristã

4. Qual técnica, foi a mais empregada para representar a Arte Bizantina?
a) Esculturas em pedra
b) Colagem
c) Mosaico
d) Vitral

5. Na pintura Bizantina, quais as duas práticas mais usuais:
a) Ouro em pó e Urucum
b) Verniz e Mercurio
c) Encáutica e Têmpera
d) Encáustica e Têmpera

6. A Arte Bizantina pode ser classificada como:
a) Monumental e simples
b) Decorativa e Ornamental
c) Ampla e desenvolvida
d) Totalmente ligada a natureza

7. Na era Bizantina, temos a frontalidade como representação na construção de mosaicos, retratando cenas bíblicas. Como estes estão dispostos:
a) Translucido e bilateral
b) Bidimensional, opaco e têxtil
c) Bidimensional, simétrico ou linear
d) Tridimensional, simétrica ou linear 

8. Outra variante na técnica de pintura da Encáustica, pode ser atribuida a:
a) Revestir a madeira em verniz natural
b) Revestir madeira em ouro e em seguida pintar a base de cera quente
c) Revestir madeira em verniz têmpera e em seguida pintar a base de cera quente
d) Revestir marmore em verniz e em seguida entalhar a base de ouro em pó
 


DIVIRTAM-SE !!

Por hoje é só;
bjo pro'cês...
[rafa.]