terça-feira, 14 de julho de 2020

[3B - Aula 7 - Teatro Brasileiro- QUIZ]

...e ai pessoal, bora praticar um pouco o que estudamos!



Logo abaixo segue o link do Quizz, referente ao conteúdo : TEATRO BRASILEIRO.

PARA ENTREGA ATÉ DIA: 24/07/2020

Quizz - Teatro Brasileiro

Por hoje é só pessoal!
Bjo pro'cês...
[rafa.]

[1A /B/D - Aula 7 - Renascimento]

...até que enfim, saimos da Era Medieval e agora, iniciamos o que a arte denominou Período Moderno!

"A criação de Adão", obra do Renascimento pintada por Michelangelo  
Renascimento, Renascença ou Renascentismo

O Renascimento surgiu na Itália durante o século XIV e se caracterizava por ser um movimento de renovação que atingiu as artes, a cultura e a ciência. Esse pensamento inovador foi impulsionado para outras regiões da Europa e promoveu mudanças na filosofia, economia e política de outros países. 

Também denominado de renascença ou renascentismo, as transformações que aconteceram no período impactaram profundamente a mentalidade da História Medieval e marcaram a transição da Idade Média para a História Moderna. O antropocentrismo colocava o homem no centro do Universo e o teocentrismo característico da época anterior era deixado de lado. 
O Nascimento de Vênus (Sandro Botticcelli),
criado entre 1482 e 1485

Como estética, o renascimento criou princípios e métodos muito próximos aos estilos da arte clássica dos povos greco-romanos. As regras matemáticas permitiram gerar novas técnicas de perspectivas e imprimir os aspectos reais dos objetos em áreas planas. 

Apesar de ter abandonado a mentalidade da Idade Média, o renascimento não acabou definitivamente com todos os elementos da época anterior. Várias noções e pensamentos da era medieval ainda conviveram durante muito tempo com a Modernidade.
 
Seu histórico... 
 
Foi um período histórico e movimento cultural que surgiu na Europa, precisamente na Itália, no século XIV e com auge no século XVI. O movimento representava a retomada da cultura clássica Greco-romana e a tomada de consciência social, política e econômica que passaram acontecer no final da Idade Medieval. 
“Escola de Atenas”, pintada durante o Renascimento por Raphael.
A Antiguidade Clássica foi uma das principais
inspirações do período renascentista.

A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista tentavam reviver. 

O nascimento das cidades e o desenvolvimento econômico contribuíram para que os nobres, artistas, artesões se deslocassem para os grandes centros urbanos. Uma nova classe social surgia. Era a burguesia, grupo formado por comerciantes, donos de empresas e pessoas de prestígio que detinham poder econômico e aos poucos conquistou poderes políticos. 

A centralização das decisões nas mãos dos reis fez surgir a Monarquia Nacional que deu fim ao feudalismo e início a maior liberdade econômica e comercial. Além disso, as decisões da Igreja Católica foram contestadas, o teocentrismo perdeu espaço para o Antropocentrismo e uma Reforma Protestante foi iniciada. 

Foram esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram início à nova mentalidade da época. Essa nova forma de pensar foi a responsável por fazer surgir o Renascimento.

Características do período...
 
O "Homem Viturviano" é uma obra
criada por Da Vinci
Deus era o centro do Universo durante a Idade Média, mas com o Renascimento essa visão de mundo foi modificada e o Homem tornou-se o pondo central. Vários dos aspectos humanos ganharam destaque. Os estudos científicos contribuíram para isso. O Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, por exemplo, apresentava o homem ideal a partir das proporções. 

Outras características do renascimento foram:

Valorização da Antiguidade Clássica: os artistas do renascimento buscavam inspiração nos valores estéticos do período clássico greco-romano. Eles consideravam que as obras criadas durante a Roma Antiga tinham valores superiores aos criados na época Medieval. Passaram a utilizar técnicas do classicismo e por isso o renascimento é considerado uma segunda fase da Arte Clássica. 

Humanismo: o homem tornava-se o centro do mundo. O teocentrismo dava lugar ao antropocentrismo e, assim, as obras renascentistas passavam a valoriza o ser humano. As situações do cotidiano eram representadas, os traços e formas humanas ganharam destaque. No campo filosófico, as obras tomaram um caráter mais crítico e propunha a uso da razão e da ciência.

Racionalismo: todo pensamento do período tinha como base os conhecimentos científicos desenvolvidos na época. O racionalismo foi, então, a principal característica do renascimento. A razão tornava-se o contraponto da fé. A defesa de um argumento por meio de explicação racional e experiência empírica eram valorizadas. O racionalismo não aceitava argumentos não científicos, de fontes sobrenaturais ou vindas da Igreja Católica. O racionalismo foi influenciado pelo conhecimento científico e ao mesmo tempo o ajudava a se desenvolver. A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época. 

Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento. Os argumentos religiosos eram renegados e o homem começava a seguir suas próprias emoções, tornando-se crítico e o responsável pelos próprios atos. A busca p
elos prazeres (hedonismo) ganhava destaque no individualismo. Essa característica foi essencial para conquistar a burguesia. Os interesses individualistas colaboraram para que esta classe social financiasse os diversos artistas e cientistas que apareceram na época. 

Pietá, Michelangelo - 1949
Universalismo: os artistas e cientistas da época se lançavam na busca do conhecimento Universal. A educação ganhou, assim, grande contribuição do período. Da Vinci era um polímata que desenvolvia pesquisas em diversos campos científicos e os utilizavam em suas obras artísticas. O período também promoveu a expansão de escolas e Universidades e ingresso de disciplinas direcionadas a humanidades nos cursos.

Cientificismo: o período também foi marcado pela recusa das explicações religiosas e busca de respostas racionais e baseadas em experimentações. O método científico criado por Galileu Galilei e as inovações fundamentaram as ciências modernas e contribuíram paras descobertas em diversos campos do saber. 

Os artistas renascentistas...
 
 
 SANDRO BOTTICELLI (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510)

Sandro Botticelli, um dos mais célebres pintores de Florença, contou com a proteção da família Médici, que era a mais poderosa da cidade e uma das mais influentes da península Itálica.
Ele é autor dos célebres quadros A Primavera e o Nascimento de Vênus e ainda trabalhou nas paredes laterais da Capela Sistina, em Roma, retratando em afrescos a vida de Cristo e a de Moisés.

O quadro A Adoração dos magos é um dos temas favoritos do autor. O motivo principal desse quadro são as ruínas de um templo clássico que domina e harmoniza o conjunto de grupos de adoradores cercados pela paisagem, ao fundo.

Adoração dos Magos (Botticelli) (1485/86)

 LEONARDO DA VINCI  (Anchiano, 15 de abril de 1452 — Amboise, 2 de maio de 1519)

Além de pintor, Da Vinci destacou-se em vários campos do saber. É considerado o homem do Renascimento por excelência. Entre várias obras-primas destacam-se a Mona Lisa, A virgem dos rochedos e Madona e o menino.

Monalisa (Da Vinci) (1503)
Tida como um ícone do Renascimento, a Mona Lisa é lembrada por todos quando se fala em Renascimento. O sorriso enigmático e o olhar intrigam a todos. Da Vinci, um mestre no jogo de luz e sombra, inovou na perspectiva e no traço.

Na obra A virgem dos rochedos, um conjunto de rochas faz fundo para o grupo e as figuras estão dispostas de maneira a formar uma pirâmide. A disposição geométrica e a luz que incide sobre o rosto da virgem formam o centro da obra. A profundidade do quadro é dada pela luz que brilha além da escuridão das pedras.

A Virgem dos Rochedos (Da Vinci) (1483-1486)

 MICHELANGELO BUONARROTI (Caprese, 6 de março de 1475 — Roma, 18 de fevereiro de 1564)

Era pintor, escultor e poeta. Foi considerado um dos maiores artistas de seu tempo. Sua obra de maior destaque foi a "Capela Sistina", em Roma. Também esculpiu o "Escravo moribundo" e pela pintura nos tetos de diversas igrejas. Celebrizou-se na pintura dos afrescos no teto da Capela Sistina, que tem esse nome devido ao Papa Sisto IV, que a mandou construir (1471-1484).

Em 1508, o papa Júlio II confiou a Michelangelo Buonarroti o teto da capela para decorar. O artista retratou cenas bíblicas como A criação de Adão, A criação de Eva, A queda, O dilúvio, O Juízo Final
Na escultura, Michelangelo realizou obras-primas como Pietá (já indicada nesta postagem), Moisés e Davi.

Visão parcial do teto da Capela Sistina

RAFAEL SANZIO (Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520)







Considerado como o pintor que melhor desenvolveu, na Renascença, os ideais de harmonia e regularidade de formas e de cores.
A obra A virgem de Alba é considerada como uma das mais perfeitas de Rafael. A semelhança entre esta obra e a obra Virgem e a Sibylis, de Michelangelo, atesta a fascinação e a admiração de Rafael por Michelangelo.




DONATELLO (Florença, 1386 - 13 de dezembro de 1466)

 














Foi um escritor do período da renascença. Desenvolveu técnicas artísticas e utilizava o bronze, o mármore e a madeira para compor suas obras. "São Marcos" e "Guattamelata" são suas principais peças. 

ATIVIDADE: 
Entrega para dia: 24/07/2020
E-mail: rafaelribeironunes@prof.educacao.sp.gov.br  ou whats!

Olá pessoas, nossa atividade hoje é bem básica, bora lá ! 


1. O Renascimento cultural e artístico europeu do século XVI foi um processo lento e prolongado de transformações que remontam ao período final da Idade Média, principalmente a partir do século XI. A partir dos seus conhecimentos referentes ao período, responda:

a)   Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?

b)   Cite dois pintores renascentistas e dois arquitetos do período, indicando ao menos uma de suas obras.

2.  Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:

a)      princípios matemáticos e racionais;
b)      o antropocentrismo;
c)      o plano reto e motivos religiosos; ou
d)     a adoção da perspectiva.


Por hoje e é só pessoal!
Bjo pro'cês...
[rafa.]
 
 
 

[2A - Aula 6 - Expressionismo Alemão (O Cinema)]

Edvard Munch - expressionismo alemão
O Expressionismo Alemão foi influenciados por artistas plásticos como Vincent van Gogh, Edvard Munch e El Greco. Os expressionistas não se preocupavam tanto em produzir composições esteticamente agradáveis, mas buscavam gerar reações profundas do público ao seu trabalho, por meio de contrastes, ângulos e formas abruptas.

...quando iniciei o assunto "Modernismo", resolvi fazer um adendo, citando o "cinema alemão", do qual teve juntamente com esta fase modernista um grande impulso...então, já de caso pensado, vamos falar disto !

MODERNISMO - O CINEMA ALEMÃO (EXPRESSIONISMO)

O Expressionismo alemão é um dos estilos do cinema mudo mais reconhecidos, embora às vezes seja difícil de definir. O movimento expressionista nas artes foi algo que despontou na poesia e na pintura, no início do século 20, influenciando também o teatro, a arquitetura e, naturalmente, o cinema, em especial depois da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918).
O que o Expressionismo buscava era uma representação subjetiva do mundo, que fosse capaz de revelar as angústias da existência humana através de imagens distorcidas e afastadas da realidade, remetendo a pesadelos. Esses conceitos se originavam, em parte, do Romantismo alemão.
Com seu uso de sombras e contrastes, histórias abordando temas inquietantes, além de cenários, maquiagens e figurinos exagerados, o cinema mudo alemão dos anos 1920 estabeleceu as bases para dois grandes gêneros do cinema moderno: o filme de terror e o filme noir.

SOBRE O MOVIMENTO:

Cenário do filme Metrópolis (1927)

 Com seu auge nos anos 1920, o Expressionismo Alemão vem como forma de representar, no cinema, sentimentos de descontentamento que rodeavam a Alemanha naquela época, por isso é preciso entender o que acontecia com o país. Com a crise econômica e o pós Primeira Guerra Mundial, o sentimento era de derrota, falta de perspectiva e vergonha. Assim, seu estilo não procurava um visual esteticamente agradável, pois havia a intenção de transmitir nas formas que compunham o cenário e também na representação dos personagens, as sensações vividas em uma época extremamente sombria. O cinema teve muita importância na representação cultural do que era vivido pela sociedade com todos os acontecimentos ocorridos. Algumas obras carregam, inclusive, o sentimento pré-nazista, quando dizia-se já ser possível sentir sua ascensão.


A ESTÉTICA: 

Nosferatu (1922) - Nosso primeiro Drácula.

Existe influência dos pintores expressionistas, que representavam pessoas e paisagens de maneira distorcida, sem preocupação com a realidade. Esses artistas também tinham a intenção de representar o subjetivo.

Como já dito, o movimento não buscava um visual estético exatamente agradável. A intenção era de representar o real de maneira abstrata por meio do escuro, das sombras, formas distorcidas, alto contraste e até mesmo movimentos de câmera que pretendiam passar ao espectador sensação de mal estar. Na tela, via-se representado tudo o que estava guardado no interior dos alemães naquele momento. Com todos os elementos somados, criava-se uma atmosfera de pesadelo.

Alguns aspectos de movimento de câmera e iluminação também eram particulares; como quando usados para enfatizar o horror, desespero e medo. Algumas dessas técnicas serviram de referência para o cinema de Hollywood. As atuações caricatas e “teatrais” complementam a estética visual.



OBRAS E CINEASTAS DO PERÍODO
 

Gabinete do Dr. Caligari (1920), Robert Weiner

Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

 

M – O Vampiro de Dusseldorf (1931), de Fritz Lang

Um misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturar o serial killer então um grupo de foras-da-lei se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é julgado por um tribunal de criminosos.



Metrópolis (1926), de Fritz Lang
 

Uma cidade futurista chamada Metropolis dividida entre a classe trabalhadora e os planejadores da cidade, o filho do mestre da cidade se apaixona por uma profeta da classe trabalhadora, que prevê a vinda de um salvador para mediar a diferença entre as classes.

Nosferatu(1922), de F.W. Murnau

O corretor de imóveis Hutter precisa vender um castelo cujo

proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha e se interessa por Ellen, a mulher de Hutter.

 

 A importância do movimento 

O Expressionismo Alemão teve grande influência em outros movimentos e estilos tanto dentro, quanto fora do cinema. Seu legado passa por artes plásticas, literatura e até música; mas no cinema, seu estilo chega em Hollywood visto na temática e linguagem. Isso é notado principalmente nos Filmes Noir e no cinema de terror. Muito disso se dá por conta da migração de diversos diretores alemães para Hollywood e o fato de terem continuado a produzir filmes lá.
Essa é uma passagem pela história de um dos movimentos mais icônicos e influentes da história da sétima arte. Para conhecer mais, você pode assistir aos filmes citados aqui, que são marcos do cinema e importantes dentro do movimento.

ATIVIDADE:

Olá seres extra-terrestres de minha vida, que eu amo!
Nossa atividade se resume a dois trabalhinhos, bem de boa:

1. Pesquisa sobre "Cinema Noir"

2. Vocês irão aproveitar a quarentena, a estada em casa, tranquilos, estourarem uma pipoquinha e escolher um dos filmes abaixo (link com o nome, só clicar) para assistir e diante disso, um relatório de quais as impressões que este lhe deixou, causou, ok ?

Metrópolis (1927) - Fritz Lang 

O Gabinete do Dr. Galigari (1920) - Robert Weiner 

M – O Vampiro de Dusseldorf (1931) - de Fritz Lang 

Nosferatu(1922) - F.W. Murnau 

Qualquer duvida, me gritem!
ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE ATÉ DIA: 25/07/2020
no e-mail: rafaelribeironunes@prof.educacao.sp.gov.br  ou whats!

Por hoje é só meus corações...
Bjo pro'cês...
[rafa.]