quinta-feira, 6 de agosto de 2020

[3B - Aula 8 - A Dança Contemporânea]

...e aeee meus queridos, espero que todos estejam bem (e vivos!)

Bora dar sequencia ao nosso trabalho, enfim, Terceiro Bimestre chegou, falaremos de dança e poxa vida, será que vocês conseguirão pular corda comigo este ano ?

***

DANÇA CONTEMPORÂNEA...O que é afinal?

Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma dança abstrata e em constante transformação.

Esta modalidade de dança se desenvolveu em meados do século XX (1950 / 1960), tornando-se popular na década de 1980. A sua crescente popularidade se justifica, em parte, pelo fato deste gênero de dança não se prender aos padrões estéticos clássicos.

A dança contemporânea se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop Vamos dar uma olhadinha no vídeo abaixo?

...então, curtiram ? Viram influencias do jazz, ballet, hip hop em algum momento ? E a música, é interessante, casa com todo o resto ?


Como dito, não existem técnicas pré-definidas, sendo o processo criativo do conceito ou ideia a ser transmitida pela coreografia o ponto central da dança contemporânea.

A sua não limitação possibilita ao bailarino autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos como a improvisação, o contato com o chão ou com outro personagem cênico e a utilização de figurinos interativos, por exemplo.

A criação dentro da dança contemporânea é um processo que alia os métodos da composição coreográfica. Desde situações rotineiras até temas polêmicos podem servir de base para a concepção do conceito de uma coreografia.

Espetáculo CRIA, da Cia. Suave.

Ela também traz à tona a inserção de outros elementos artísticos para a dança, como o vídeo, a fotografia, as artes visuais, e a cultura digital como um todo. Esses aspectos permitem uma transformação de movimentos reais em virtuais e vice-versa, modificando a percepção do que se entende como movimento.

Outra parte importante para o processo criativo na dança contemporânea é o corpo humano. Sua fisiologia e anatomia ganham uma importância para a coreografia, pois possibilita que o bailarino tenha uma melhor conscientização dos seus movimentos.

Características da dança contemporânea

Como visto, a dança contemporânea rompeu com padrões ao fugir da "formatação" tradicional dos gêneros clássicos. Desta forma, consolidou-se como uma manifestação artística única e revolucionária.

As suas principais características são:

  • Não existem técnicas predefinidas;
  • Não existem limitações de movimentos, vestuário ou músicas;
  • Valorização da constante experimentação e inovação;
  • Importância da transmissão do conceito, ideia e sentimento que a coreografia propõe;
  • Valorização da criação coreográfica individual;
  • Valorização das improvisações;
  • Mistura de outros elementos artísticos à dança (vídeo, fotografia, artes visuais e digitais, etc).

Veja abaixo um exemplo de coreografia típica da dança contemporânea que explora o uso de roupas, acessórios, cenografia e outros aspectos de modo único e criativo:

...quais diferenças você consegue pontuar entre o video que acabamos de assistir e o anterior? Aliás, ao seu olhar, existe semelhanças? Qual mais te interessou e porque ? Tbm consegue distinguir símbolos do ballet, do jazz, hip hop na construção deste trabalho?

Dança Contemporânea no Brasil

No Brasil, a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio do casal Klauss e Angel Vianna.

Klauss (1928 - 1992) foi pioneiro na pesquisa e desenvolvimento da técnica somática, criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal dos seus praticantes, trabalhando corpo e mente, além da manutenção de sua saúde.

Ela utiliza técnicas que ampliam o treinamento técnico em dança. Ele também foi o primeiro bailarino a utilizar o termo “expressão corporal” no Brasil.

Então, esta nossa aula, vai ser bem mais visual do que as demais, logo após, vocês irão assistir um pequeno documentario sobre o trabalho de Klauss Vianna....


Já conheciam Klauss Vianna? Ouviram falar ou viram algo sobre? Na verdade, você tinha noção da Dança contemporânea no Brasil? No bimestre passado, falamos de teatro, olha que bacana  ligação que um estilo de arte cria laços e se comunica com o outro...

...então para começarmos a falar sobre o assunto, como nossa primeira ATIVIDADE, façamos uma pesquisa sobre quem é, foi: Klauss Vianna e qual sua importância para construção artística do nosso país.

ENTREGA DA ATIVIDADE ATÉ 15/08/2020
via e-mail:  
rafaelribeironunes@prof.educacao.sp.gov.br ou whastapp!

Por hoje é só pessoal, semana que vem, parte II de Dança Contemporânea...

Bjo pro'cês...
[rafa.]



Nenhum comentário:

Postar um comentário