O maneirismo surgiu em uma época que foi marcada por grandes mudanças na economia, na política, na cultura e na religião. Na política, pode-se citar a invasão da Itália pela França, Alemanha e Espanha, causando depois o Saque de Roma, que resultou em uma grande devastação, culminando na fuga de diversos artistas e intelectuais para outros lugares. Na economia, a abertura de novas rotas comerciais graças às Grandes Navegações deixa a Itália fora do centro do comércio internacional. Na religião, o Concílio de Trento é responsável pelo fim da liberdade nas relações entre Igreja e arte (a partir daí, o tema, a forma de tratamento, a escolha das cores, dentre outras características, precisam ser todas aprovadas anteriormente pelo crivo dos censores da igreja).
Apesar de tais mudanças, a cultura italiana conseguiu manter seu prestígio internacional, aproveitando-se da espoliação de bens sofridos por ela para disseminar sua influência para os locais mais afastados do continente.
Características
- Se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600
- Originou-se na Itália, influenciando a cultura de praticamente todas as nações europeias
- Deliberada sofisticação intelectualista
- Valorização da originalidade e das interpretações individuais
- Dinamismo
- Complexidade das formas
- Artificialismo no tratamento dos seus temas
- Objetivava conseguir maior emoção, elegância, poder ou tensão
- Contradição/Conflito
- O nome do movimento tem a ver com o estilo pessoal de cada autor (já que cada um realizava suas obras de sua maneira)
- Com o tempo, o termo passou a ter significado negativo, pois foi estilo passou a significar artificialidade e virtuosismo excessivo
- Heterogeneidade
- Em contraste com o renascimento, rejeita a cópia servil da natureza
![]() |
Arquitetura Maneirista: Palácio de Fontainebleau, França |
![]() |
Biblioteca Medicea Laurenziana (Michelangelo) |
No maneirismo, surge uma geração de arquitetos fortemente individualista, que se permitem grandes liberdades formais e foram responsáveis pela transição entre Renascimento e Barroco.
Os maneiristas acreditavam que a arquitetura devia ser feita através de uma união entre regras pré-definidas e a liberdade do próprio criador, o que os abriu espaço para a livre experimentação.
Dentre os arquitetos maneiristas, pode-se destacar Andrea Palladio, Giulio Romano, Antonio da Sangallo, Giacomo della Porta e Jacopo Vignola.
As principais características maneiristas encontradas na arquitetura são as ilusões de perspectiva, a alteração nos ritmos estruturais, a desvirtuação da funcionalidade de certos elementos e a sensível flexibilização nas proporções da volumetria.
Michelangelo, um dos grandes nomes do Renascimento, conseguiu conquistar tal liberdade, conduzindo novos arquitetos a produzirem obras cada vez mais únicas e personalistas (acabando com a prática dos sistemas de guildas) sem deixar o elementos clássicos de lado, aplicando-os agora de forma eclética e experimental.
![]() |
Palácio de Fontainebleau, França |
Pintura
![]() |
Agnolo Bronzino - Vênus, Cupido e o Tempo (Alegoria da Luxúria) |
A pintura maneirista vai de encontro às características da pintura renascentista, que utilizada da perspectiva clássica, ao usar diferentes pontos de vista coexistindo em um mesmo quadro, com ausência de existência de uma hierarquia lógica nas proporções das figuras existentes, sendo comum a cena principal posta a distância, com elementos secundários a frente na tela.
Dentre os pintores Maneiristas por toda a Europa, destacam-se: Rosso Fiorentino, Jacopo da Pontormo, Michelangelo (em sua fase madura), Parmigianino, Agnolo Bronzino, Jacopo Tintoretto, Giuseppe Arcimboldo, El Greco e os integrantes da Escola de Fontainebleau.
Características:
- Figuras com proporções alongadas; em posições dinâmicas; contorcidas
- Cenas com grupos cheios de movimento e tensão
- Aversão ao vazio (cena principal cercada por vários elementos decorativos)
- Intensidade do drama
- Referências literárias e citações visuais a outros autores
![]() |
Giuseppe Arcimboldo - As Quatro Estações |
Escultura
![]() |
Michelangelo - Pietà de Florença, 1550 |
Além da figura serpentinata, outra característica da escultura Maneirista e a concepção de que a beleza é abstrata, enquanto o ornamento é material, estabelecendo uma ligação entre a beleza e as imperfeições da matéria.
Dentre os escultores Maneirista podemos citar: Michelangelo (em sua fase final), Bartolomeo Ammannati, Giambologna, Pierre Franqueville, Juan de Juni e Adriaen de Vries.
Características:
- Formas caprichosas
- Proporções estranhas
- Superposições de planos
- Exagero nos detalhes
- Atmosfera de tensão
- Contorções extremadas
- Exagerados alongamento dos músculos
- Posições impossíveis
![]() |
Juan de Juni - O Santo Enterro |
Aspectos em outros meios artísticos
![]() |
Sagrada Família com pastores e anjos, Parmigianino |
Enquanto a pintura é fruto de um trabalho minucioso e esforçado, o desenho é uma arte que transmite monumentalidade às figuras.
Os principais nomes que contribuíram para essa técnica foram Pontormo, Parmigianino e Tintoretto.
Características
- Ausência ou minimização das cores
- Centro do interesse se concentra na linha e nos valores plásticos que podem ser obtidos por ela
- Considerado uma categoria autônoma no universo das artes (importância como base e esboço da obra final)
Gravura
![]() |
O Cavaleiro, a morte e o Diabo, 1513 |
A partir da metade do século XVI, com Dürer e Mantegna, as gravuras começam a ser predominantemente menores que se dedicam mais à cópia de pinturas e desenhos do que propriamente à criação, havendo diversos copistas que possuíam técnicas impecáveis.
Os principais nomes que contribuíram para a gravura foram Jacques Bellange, Jean Duvet, Hendrik Goltzius, Maarten van Heemskerck,Ugo da Carpi, Battista Franco Veneziano, Giorgio Ghisi, Daniel Hopfer, Sebald Beham, Ägidius Sadeler e Jacob Matham, etc.
Ornamentos
![]() |
Relevos da Escada do Rei no Castelo de Fontainebleau, Francesco Primaticcio |
Tratando-se de ornamentos, pode-se encontrar escultura aplicadas em retábulos, púlpitos, altares e outros elementos decorativos das igrejas; aos frisos e estuques dos edifícios profanos.
ATIVIDADES PARA ENTREGA ATÉ DIA: 14/08/2020
1. Faça uma pesquisa sobre vida e obra do artista Giuseppe Arcimboldo, priorizando seu trabalho na pintura.
2. Quais são as principais caracteristicas do Maneirismo?
Por hoje é só pessoal!
Bjo pro'cês...
[rafa.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário