ARTE BIZANTINA, ainda ligada ao que chamamos de Idade da Fé, tem similaridade com a Paleocristã, so diferindo-se, de que aqui, começamos explorar um pouco mais o saber artístico (mesmo que ainda sob o domínio do dogma religioso do cristianismo).
Tópico de pesquisa: ARTE NA ANTIGUIDADE
A idade da fé durou cerca de mil anos, caracterizando uma nova ordem na linguagem cultural. Trazendo com protagonismo o imenso poder econômico, político e cultural da Igreja e seus fundamentos, marca a vida dos povos da Idade Média. Várias escolas, movimentos e estilos artísticos aconteceram neste longo período: a Arte Bizantina, a Arte Românica e a Arte Gótica, são os principais.
ARTE BIZANTINA
(Séc. IV, V, VI até 1453)
É uma forma de expressão do cristianismo no Oriente,
desenvolve-se em torno das basílicas erigidas com base em projetos inspirados
na cruz grega.
A igreja ditava os cânones (decreto, conceito, regra concernente à fé, à disciplina religiosa), normas, temas, a posição das imagens na composição, as feições, e aos artistas cabia apenas executar. A arte aqui, se torna anônima, de luxo, riqueza, evidenciando o poder do imperador.
Bizâncio era a porta de entrada de dois continentes e controlava a vida socioeconômica e cultural dos povos do Mediterrâneo.
O homem procura Deus, onde toda a sua vida se concentra e se equilibra nos dogmas da igreja.
A igreja ditava os cânones (decreto, conceito, regra concernente à fé, à disciplina religiosa), normas, temas, a posição das imagens na composição, as feições, e aos artistas cabia apenas executar. A arte aqui, se torna anônima, de luxo, riqueza, evidenciando o poder do imperador.
Bizâncio era a porta de entrada de dois continentes e controlava a vida socioeconômica e cultural dos povos do Mediterrâneo.
O homem procura Deus, onde toda a sua vida se concentra e se equilibra nos dogmas da igreja.
Cristo Pantocrator. Fragmento de um mosaico de Deësis. Séc. XIII - Mosaico - Santa Sofia, Istambul.
ARQUITETURA
Vista interior da Basílica de Santa Sofia, atualmente, Istambul
Arquitetura destacada por ser monumental, obedece em
suntuosidade a uma ordem construtiva que valoriza e favorece a riqueza de
detalhes em seu interior.
É uma arte decorativa e ornamental (que serve para ornamentar; cuja
característica principal é tornar algo mais atraente, decorativo ou fazê-lo
ganhar aspecto incomum), em que o luxo material esta vinculado ao sentimento
religioso, sugerindo ao observador a presença de Deus.
Jesus Cristo, aqui chamado de Pantocrator, imagem que ocupava
a parte mais importante das basílicas (construções típicas da época): a abóbada
(construção arqueada feita de concreto, pedras ou tijolos em forma de cunha,
destinada a cobrir um espaço, apoiando-se sobre paredes, pilares ou colunas).
Os temas das pinturas estavam totalmente condicionadas a função do espaço.
O mosaico, também fora utilizado como técnica típica para
expressar a Arte Bizantina (parecendo um bordado rendado de pérolas e vidros
multicoloridos, dando formato as linhas e o fundo). O mosaico, integra toda esta
arquitetura, as figuras dos ídolos são rígidas em sua forma. A frontalidade das
imagens nos mosaicos é bidimensional, simétrica ou linear, retratando apenas
cenas bíblicas.
PINTURA
As técnicas comuns no período era a encaustica e a têmpera.
Encáustica: Utiliza cera muito quente, misturada ao pigmento
de cor, que entranha nos poros da madeira, proporcionando um efeito translucido
na imagem.
O ícone mais antigo nesta técnica e o Pantocrator do séc. VI e esta no Mosteiro de Santa Catarina, no monte Sinai.
O ícone mais antigo nesta técnica e o Pantocrator do séc. VI e esta no Mosteiro de Santa Catarina, no monte Sinai.

Têmpera: Técnica diversificada, substitui a encáustica por
sua praticidade. Caracteriza-se pelo seu aspecto brilhante e luminoso, nunca
igualado ao óleo. A técnica da têmpera, consiste na separação da gema do ovo,
dispensando a clara e a película que o envolve, misturando-a com o pigmento de
cor, podendo adicionar agua destilada para diluição da pasta. Muito comum,
mistura-se mirra a pasta para modificar o odor que a mesma exalava das
pinturas.
Com o domínio muçulmano a cultura bizantina, a transformação
se dá pela proibição de adoração a imagens, sendo assim Bizâncio, recusa-se a estatuária, sendo representativa a exuberância dos recursos cromáticos do
mosaico. A arte Bizantina, irradiou de
Bizâncio, para Grécia, Rússia e Síria, sobrevivendo na mão de seus anônimos artistas,
que foram trabalhar nos mosteiros ocidentais.
ATIVIDADE
Pessoal, após a leitura do texto, responder o questionário abaixo (mandem as respostas, via whats, messenger, email - moderninho@gmail.com -, sinal de fumaça, Chico Xavier, mas, NÃO ESQUEÇAM !! Até dia 26/05 !
E quem ainda não entregou as demais atividades, bora fazer, senão eu pego vocês na saída! Hahaha !!!
1. Sabemos
que a Idade da Fé, estabelece uma nova ordem cultural na era medieval,
portanto, é correto afirmar que aos principais movimentos artísticos deste período são:
a) Arte
Moderna, Arte Bizantina, Arte Medieval
b) Arte
Bizantina, Arte Românica, Arte Gótica
c) Arte
Sacra, Arte Pantocrator, Arte Paleocristã
d) Arte
Paleocristã, Arte Bizantina, Arte Romântica
2. A
filosofia da Arte Bizantina esta ligada a qual citação:
a) " O
homem é apenas um pedaço da história sacra..."
b "O homem não
entende Deus, onde toda sua vida se concentra e se equilibra nos dogmas da
igreja..."
c) "O
homem procura Deus, onde toda sua vida se concentra e se equilibra nos dogmas
da igreja..."
d) "O
homem procura Deus, onde toda sua vida se converte e se equipara nos dogmas da
valorização econômica da igreja..."
3. A
arquitetura Bizantina, favorece a:
a) construção
prática
b) riqueza
de detalhes em seu interior
c) as
questões sacras em seu interior
d) as
pinturas rústicas da era paleocristã
4. Qual
técnica, foi a mais empregada para representar a Arte Bizantina?
a) Esculturas
em pedra
b) Colagem
c) Mosaico
d) Vitral
5. Na
pintura Bizantina, quais as duas práticas mais usuais:
a) Ouro em pó e
Urucum
b) Verniz e
Mercurio
c) Encáutica
e Têmpera
d) Encáustica
e Têmpera
6. A Arte
Bizantina pode ser classificada como:
a) Monumental
e simples
b) Decorativa
e Ornamental
c) Ampla e
desenvolvida
d) Totalmente
ligada a natureza
7. Na era
Bizantina, temos a frontalidade como representação na construção de mosaicos,
retratando cenas bíblicas. Como estes estão dispostos:
a) Translucido
e bilateral
b) Bidimensional,
opaco e têxtil
c) Bidimensional,
simétrico ou linear
d) Tridimensional, simétrica ou linear
8. Outra
variante na técnica de pintura da Encáustica, pode ser atribuida a:
a) Revestir
a madeira em verniz natural
b) Revestir
madeira em ouro e em seguida pintar a base de cera quente
c) Revestir
madeira em verniz têmpera e em seguida pintar a base de cera quente
d) Revestir
marmore em verniz e em seguida entalhar a base de ouro em pó
DIVIRTAM-SE !!
Por hoje é só;
bjo pro'cês...
[rafa.]