segunda-feira, 6 de julho de 2020

[9B - Aula 5 - Fotografia (Séc. XX)]

...e vamos inicia o mês de julho, continuando nosso assunto fotográfico!

Fotografia e o séc. XX

Foram mais de 1 século de fotografia analógica, que inevitavelmente havia adquirido o status de uma arte, chegando a ser alvo de polêmicas pois, para muitos, essa nova tecnologia, inexoravelmente, daria fim à arte da pintura.

O principal argumento era o de que tratava-se de uma afronta dar o nome de arte a um método que utilizava-se de processos físico-químicos para retratar os ambientes e que, além disso, independia da habilidade com as mãos para que o procedimento fosse executado. Tanta foi a força dessas objeções que chegou a dar origem a um movimento na pintura, conhecido como: Impressionismo.

Impressão, nascer do sol - Claude Monet
(Registro importante do Impressionismo)


Uma escola de pintura que fez parte da história da fotografia, ao propor essa fuga da representação da realidade que se propagava na frança do século XIX, onde a arte de fotografar era uma das suas mais claras representantes.
Quanto à história da fotografia no séc. XX, propriamente dita, destaca-se o uso da arte fotográfica como um dos principais instrumentos utilizados pela imprensa mundial, principalmente no que se refere ao fotojornalismo, que se iniciava com força nesse período.

A era dos grandes fotógrafos

Dentre as principais personalidades que surgiram a partir do séc. XX, como os principais representantes da história da fotografia mundial (os mestres do fotojornalismo), estão: Henri Cartier Bresson, francês, nascido em 1908, considerado um gênio do fotojornalismo, por combinar a fotografia jornalística com a mais pura arte do seu século.

Pierre Verger
(Paris, 4 de novembro de 1902 -
Salvador, 11 de fevereiro de 1996)
Além dele destacam-se o húngaro Robert Capa, considerado um dos maiores fotógrafos de guerra de todos os tempos. Pierre Verger, fotógrafo e etnólogo franco-brasileiro, que viveu boa parte da sua vida em Salvador, capital da Bahia, é conhecido como o mestre da fotografia representativa das culturas e da religião dos povos.

E Jean Manzon, fotógrafo e cineasta francês radicado no Brasil, considerado um mestre na criação fotográfica através das técnicas do cinema, propondo uma arte realista e quase que em movimento.

Capoeira, Salvador - Brasil (1946-1948)
Pierre Verger

Não podendo passar despercebida a atuação decisiva dos irmãos Lumiére (os pioneiros do cinema), criadores da tecnologia dos autocromos, que seria uma espécie de fonte inspiradora para a criação dos futuros filmes coloridos para câmeras fotográficas.

Fotojornalismo

O fotojornalismo preenche uma função bem determinada e tem características próprias. O impacto é elemento fundamental. A informação é imprescindível.

 
É na fotografia de imprensa, um braço da fotografia documental, que se dá um grande papel da fotografia de informação, o fotojornalismo. É no fotojornalismo que a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. E essas informações podem ser passadas, com beleza, pelo simples enquadramento que o fotógrafo tem a possibilidade de fazer. Nada acontece hoje nas comunicações impressas sem o endosso da fotografia.


Gêneros da fotografia jornalística:




Fotografia Sociais: Nessa categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia.




Foto Esporte: Nessa categoria, a quantidade de informações é o mais importante e o que influi na sua publicação.




Fotos Culturais: Esse tipo de fotografia, tem como função chamar a atenção para a notícia antes de ela ser lida e nisso a fotografia é única. Neste item podemos colocar um grande segundo grupo, a esportiva, pois no fotojornalismo o que mais vende após a polícia é o esporte.






Fotografias Policiais: Muitos, quase todos os jornais exploram do sensacionalismo para mostrar acidentes com morte, marginais em flagrante, para vender mais jornais e fazer uma média com os assinantes. Pode-se dizer que há uma rivalidade entre os jornais para ver qual aquele que mostra a cena mais chocante num assalto, morte, acidente de grande vulto.




ATIVIDADE:

Diante das informações obtidas acima, nossa atividade ficará focada no FOTOJORNALISMO.
Faça uma pesquisa nos jornais on-line, selecione (e salve) uma foto para cada atribuição abaixo:

FOTO SOCIAL
FOTO ESPORTE
FOTO CULTURAL
FOTO FATO POLICIAL

ENTREGA PARA DIA: 17/07/2020 (NÃO ESQUECER)

...e pessoal, quem tem atividade em atraso, favor correr atrás do tempo perdido e entregar! É julho, porém não é férias! Uma pena !

Por hoje é só pessoal!
Bjo pro'cês...
[rafa.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário