terça-feira, 18 de agosto de 2020

[9B - Aula 7 - Imagem e Movimento - Cinema]

 ...e ae pessoas...bora dar continuidade a nossos trabalhos...enfim, falamos, de fotografia, ilusão de óptica, agora, juntamos tudo e falar de imagem e movimento...

O CINEMA COMO ARTE...

A palavra cinema é uma abreviação de cinematografia, palavra que deriva do francês: cinématographe. Resulta da junção de duas palavras gregas: kínema, que significa movimento, e gráphein, que quer dizer desenho. O cinema é, sem sombra de dúvida, uma forma de comunicação moderna, cuja principal característica é reproduzir a imagem em movimento.

O filme dos Irmãos Lumière - A chegada de um trem à estação - foi apresentado, pela primeira vez em 1895. Você sabia que o público saiu correndo assustado com aquela locomotiva "de verdade" que parecia sair da tela, projetando-se sobre eles?
 
 
 
Em 1895, quando os Irmãos Lumière colocaram sua câmera na porta de uma fábrica e filmaram alguns trabalhadores saindo do trabalho, criaram a primeira película da história da arte cinematográfica. Seu Seu objetivo foi reproduzir um aspecto do cotidiano e esse objetivo foi alcançado. Os jornais da época falaram do seu invento como " a máquina de recriar a vida" e todos ficaram fascinados pela possibilidade de se prender um fragmento da realidade através de imagens em movimento.
 
Os primeiros filmes reproduziram cenas do cotidiano que aos poucos perderam o interesse, pois não contavam uma história, não exigiam dos espectadores nenhuma imaginação. Os Irmãos Lumière deram origem aos primeiros documentários e aos noticiários, mas, cinema, como um espetáculo ou que seguisse o modelo do teatro, só foi possível com George Méliès que, além de filmar documentários atuais, criou as primeiras películas com a "incrível" duração de 15 minutos!
 
Miélès recriou no cinema personagens históricos, por exemplo, Joana D'Arc; personagens de romances como Robinson Crusoé e Gulliver. Ainda produziu histórias fantásticas como Viagem a Lua e Viagem impossível. Para esses filmes utilizou maquetes e diferentes truques visuais.
 
Mas além de um incrível entretenimento, o cinema se converteu em um grande negócio. Os americanos se interessaram pelo invento europeu, e transformaram-no em uma verdadeira fábrica de ilusão. O cinema tornou-se, no início do século XX, um excelente refúgio da triste realidade. Afinal, ao menos por um tempo, enquanto durasse a projeção e na escuridão da sala, todos os problemas cotidianos e as dificuldades poderiam ser esquecidos. O cinema transformou-se em um espetáculo muito popular além de um negócio muito lucrativo. Empresários fundaram algumas companhias de cinema conhecidas até hoje: a Universal, a Paramount, a Warner, a Fox, a Metro que começaram a se instalar, em Hollywood, a partir de 1907.
 
Vamos curtir um pouquinho de cinema ?
 
 
Le Voyage dans la lune (no Brasil, Viagem à Lua e em Portugal, A Viagem à Lua) é um filme francês do ano de 1902. 
 
Foi baseado em dois romances populares de seu tempo: Da Terra à Lua, de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua, de H. G. Wells. Tinha em seu elenco Victor André, Bleuette Bernon, Brunnet, Jeanne d'Alcy e Henri Delannoy. 
 
O filme teve roteiro e direção de Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès. Foi extremamente popular em sua época e o mais conhecido das centenas de produções de Méliès. Foi, provavelmente, o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a tratar de seres alienígenas, e usou recursos inovadores de animação e efeitos especiais, incluindo a famosa cena da nave pousando no olho do "Homem da lua". 
 
O filme do diretor Martin Scorsese, A invenção de Hugo Cabret, faz menção a esse filme. O ultimo episódio da minissérie produzida por Tom Hanks, Ron Howard, Brian Grazer e Michael Bostick, From the Earth to the Moon mostra cenas desse filme e de como possivelmente foi sua produção. 
 
O videoclipe da musica Tonight, Tonight da banda The Smashing Pumpkins é baseado no filme. Foi escolhido um dos cem melhores filmes do século XX no ranking da The Village Voice, ocupando a posição de número 84. É o filme mais velho presente na lista do livro "1001 filmes para ver antes de morrer", de Steven Jay Schneider.
 
Hoje possui domínio público, pois seus direitos autorais já expiraram. 
No Internet Archive esta disponibilizada uma cópia para download sob a licença "Creative Commons license: Public Domain. 

ATIVIDADES:

1 - Você imaginava, tendo o cinema tão presente em sua vida, que há pouco tempo isso nem se passava pela cabeça das pessoas?
 
2 - Como você imagina um mundo sem cinema? 

3 - Após assistir o filme "Viagem a Lua", quais foram suas impressões? Faça um pequeno texto, com sua crítica, pontos altos, baixos...

ENTREGA PARA DIA 01/09/2020
 
Por hoje é só pessoal...
Bjo pro'cês...
[rafa.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário