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"A criação de Adão", obra do Renascimento pintada por Michelangelo |
O Renascimento surgiu na
Itália durante o século XIV e se caracterizava por ser um movimento de
renovação que atingiu as artes, a cultura e a ciência. Esse pensamento
inovador foi impulsionado para outras regiões da Europa e promoveu
mudanças na filosofia, economia e política de outros países.
Também denominado de renascença ou renascentismo, as transformações que aconteceram no período impactaram profundamente a mentalidade da História Medieval e marcaram a transição da Idade Média para a História Moderna.
O antropocentrismo colocava o homem no centro do Universo e o
teocentrismo característico da época anterior era deixado de lado.
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O Nascimento de Vênus (Sandro Botticcelli), criado entre 1482 e 1485 |
Como
estética, o renascimento criou princípios e métodos muito próximos aos
estilos da arte clássica dos povos greco-romanos. As regras matemáticas
permitiram gerar novas técnicas de perspectivas e imprimir os aspectos
reais dos objetos em áreas planas.
Apesar
de ter abandonado a mentalidade da Idade Média, o renascimento não
acabou definitivamente com todos os elementos da época anterior. Várias
noções e pensamentos da era medieval ainda conviveram durante muito
tempo com a Modernidade.
Seu histórico...
Foi um período histórico e
movimento cultural que surgiu na Europa, precisamente na Itália, no
século XIV e com auge no século XVI. O movimento representava a retomada
da cultura clássica Greco-romana e a tomada de consciência social, política e econômica que passaram acontecer no final da Idade Medieval.
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“Escola
de Atenas”, pintada durante o Renascimento por Raphael. A Antiguidade Clássica foi uma das principais inspirações do período renascentista. |
A
queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o
desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que
contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o
passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista
tentavam reviver.
O
nascimento das cidades e o desenvolvimento econômico contribuíram para
que os nobres, artistas, artesões se deslocassem para os grandes centros
urbanos. Uma nova classe social surgia. Era a burguesia, grupo formado
por comerciantes, donos de empresas e pessoas de prestígio que detinham
poder econômico e aos poucos conquistou poderes políticos.
A centralização das decisões nas mãos dos reis fez surgir a Monarquia Nacional
que deu fim ao feudalismo e início a maior liberdade econômica e
comercial. Além disso, as decisões da Igreja Católica foram contestadas,
o teocentrismo perdeu espaço para o Antropocentrismo e uma Reforma
Protestante foi iniciada.
Foram
esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram
início à nova mentalidade da época. Essa nova forma de pensar foi a
responsável por fazer surgir o Renascimento.
Características do período...
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O "Homem Viturviano" é uma obra criada por Da Vinci |
Deus era o centro do Universo
durante a Idade Média, mas com o Renascimento essa visão de mundo foi
modificada e o Homem tornou-se o pondo central. Vários dos aspectos
humanos ganharam destaque. Os estudos científicos contribuíram para
isso. O Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, por exemplo, apresentava o
homem ideal a partir das proporções.
Outras características do renascimento foram:
• Valorização da Antiguidade Clássica:
os artistas do renascimento buscavam inspiração nos valores estéticos
do período clássico greco-romano. Eles consideravam que as obras criadas
durante a Roma Antiga tinham valores superiores aos criados na época
Medieval. Passaram a utilizar técnicas do classicismo e por isso o
renascimento é considerado uma segunda fase da Arte Clássica.
• Humanismo:
o homem tornava-se o centro do mundo. O teocentrismo dava lugar ao
antropocentrismo e, assim, as obras renascentistas passavam a valoriza o
ser humano. As situações do cotidiano eram representadas, os traços e
formas humanas ganharam destaque. No campo filosófico, as obras tomaram
um caráter mais crítico e propunha a uso da razão e da ciência.
• Racionalismo:
todo pensamento do período tinha como base os conhecimentos científicos
desenvolvidos na época. O racionalismo foi, então, a principal
característica do renascimento. A razão tornava-se o contraponto da fé. A
defesa de um argumento por meio de explicação racional e experiência
empírica eram valorizadas. O racionalismo não aceitava argumentos não
científicos, de fontes sobrenaturais ou vindas da Igreja Católica. O
racionalismo foi influenciado pelo conhecimento científico e ao mesmo
tempo o ajudava a se desenvolver. A expansão da valorização da
experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a
grande mudança de mentalidade da época.
• Individualismo:
o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta
outra característica do renascimento. Os argumentos religiosos eram
renegados e o homem começava a seguir suas próprias emoções, tornando-se
crítico e o responsável pelos próprios atos. A busca p
elos
prazeres (hedonismo) ganhava destaque no individualismo. Essa
característica foi essencial para conquistar a burguesia. Os interesses
individualistas colaboraram para que esta classe social financiasse os
diversos artistas e cientistas que apareceram na época.
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Pietá, Michelangelo - 1949 |
• Universalismo:
os artistas e cientistas da época se lançavam na busca do conhecimento
Universal. A educação ganhou, assim, grande contribuição do período. Da
Vinci era um polímata que desenvolvia pesquisas em diversos campos
científicos e os utilizavam em suas obras artísticas. O período também
promoveu a expansão de escolas e Universidades e ingresso de disciplinas
direcionadas a humanidades nos cursos.
• Cientificismo:
o período também foi marcado pela recusa das explicações religiosas e
busca de respostas racionais e baseadas em experimentações. O método
científico criado por Galileu Galilei e as inovações fundamentaram as
ciências modernas e contribuíram paras descobertas em diversos campos do
saber.
Os artistas renascentistas...
SANDRO BOTTICELLI (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510)
Sandro Botticelli, um dos mais célebres pintores de Florença, contou com a proteção da família Médici, que era a mais poderosa da cidade e uma das mais influentes da península Itálica.
Ele é autor dos célebres quadros A Primavera e o Nascimento de Vênus e ainda trabalhou nas paredes laterais da Capela Sistina, em Roma, retratando em afrescos a vida de Cristo e a de Moisés.
O quadro A Adoração dos magos é um dos temas favoritos do autor. O motivo principal desse quadro são as ruínas de um templo clássico que domina e harmoniza o conjunto de grupos de adoradores cercados pela paisagem, ao fundo.
LEONARDO DA VINCI (Anchiano, 15 de abril de 1452 — Amboise, 2 de maio de 1519)
Além de pintor, Da Vinci destacou-se em vários campos do saber. É considerado o homem do Renascimento por excelência. Entre várias obras-primas destacam-se a Mona Lisa, A virgem dos rochedos e Madona e o menino.
Tida como um ícone do Renascimento, a Mona Lisa
é lembrada por todos quando se fala em Renascimento. O sorriso
enigmático e o olhar intrigam a todos. Da Vinci, um mestre no jogo de
luz e sombra, inovou na perspectiva e no traço.
Na obra A virgem dos rochedos, um conjunto de rochas faz fundo para o grupo e as figuras estão dispostas de maneira a formar uma pirâmide. A disposição geométrica e a luz que incide sobre o rosto da virgem formam o centro da obra. A profundidade do quadro é dada pela luz que brilha além da escuridão das pedras.
MICHELANGELO BUONARROTI (Caprese, 6 de março de 1475 — Roma, 18 de fevereiro de 1564)
Era pintor, escultor e poeta. Foi considerado um dos maiores artistas de seu tempo. Sua obra de maior destaque foi a "Capela Sistina", em Roma. Também esculpiu o "Escravo moribundo" e pela pintura nos tetos de diversas igrejas. Celebrizou-se na pintura dos afrescos no teto da Capela Sistina, que tem esse nome devido ao Papa Sisto IV, que a mandou construir (1471-1484).
Em 1508, o papa Júlio II confiou a Michelangelo Buonarroti o teto da capela para decorar. O artista retratou cenas bíblicas como A criação de Adão, A criação de Eva, A queda, O dilúvio, O Juízo Final…
Na escultura, Michelangelo realizou obras-primas como Pietá (já indicada nesta postagem), Moisés e Davi.
RAFAEL SANZIO (Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520)
Considerado como o pintor que melhor desenvolveu, na Renascença, os ideais de harmonia e regularidade de formas e de cores.
A obra A virgem de Alba é considerada como uma das mais perfeitas de Rafael. A semelhança entre esta obra e a obra Virgem e a Sibylis, de Michelangelo, atesta a fascinação e a admiração de Rafael por Michelangelo.
DONATELLO (Florença, 1386 - 13 de dezembro de 1466)
1. O Renascimento cultural e artístico europeu do século XVI foi um
processo lento e prolongado de transformações que remontam ao período
final da Idade Média, principalmente a partir do século XI. A partir dos
seus conhecimentos referentes ao período, responda:
a) Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?
b) Cite dois pintores renascentistas e dois arquitetos do período, indicando ao menos uma de suas obras.
2. Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:
a) princípios matemáticos e racionais;
b) o antropocentrismo;
c) o plano reto e motivos religiosos; ou
d) a adoção da perspectiva.
Por hoje e é só pessoal!
Bjo pro'cês...
[rafa.]
Sandro Botticelli, um dos mais célebres pintores de Florença, contou com a proteção da família Médici, que era a mais poderosa da cidade e uma das mais influentes da península Itálica.
Ele é autor dos célebres quadros A Primavera e o Nascimento de Vênus e ainda trabalhou nas paredes laterais da Capela Sistina, em Roma, retratando em afrescos a vida de Cristo e a de Moisés.
O quadro A Adoração dos magos é um dos temas favoritos do autor. O motivo principal desse quadro são as ruínas de um templo clássico que domina e harmoniza o conjunto de grupos de adoradores cercados pela paisagem, ao fundo.
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Adoração dos Magos (Botticelli) (1485/86) |
LEONARDO DA VINCI (Anchiano, 15 de abril de 1452 — Amboise, 2 de maio de 1519)
Além de pintor, Da Vinci destacou-se em vários campos do saber. É considerado o homem do Renascimento por excelência. Entre várias obras-primas destacam-se a Mona Lisa, A virgem dos rochedos e Madona e o menino.
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Monalisa (Da Vinci) (1503) |
Na obra A virgem dos rochedos, um conjunto de rochas faz fundo para o grupo e as figuras estão dispostas de maneira a formar uma pirâmide. A disposição geométrica e a luz que incide sobre o rosto da virgem formam o centro da obra. A profundidade do quadro é dada pela luz que brilha além da escuridão das pedras.
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A Virgem dos Rochedos (Da Vinci) (1483-1486) |
MICHELANGELO BUONARROTI (Caprese, 6 de março de 1475 — Roma, 18 de fevereiro de 1564)
Era pintor, escultor e poeta. Foi considerado um dos maiores artistas de seu tempo. Sua obra de maior destaque foi a "Capela Sistina", em Roma. Também esculpiu o "Escravo moribundo" e pela pintura nos tetos de diversas igrejas. Celebrizou-se na pintura dos afrescos no teto da Capela Sistina, que tem esse nome devido ao Papa Sisto IV, que a mandou construir (1471-1484).
Em 1508, o papa Júlio II confiou a Michelangelo Buonarroti o teto da capela para decorar. O artista retratou cenas bíblicas como A criação de Adão, A criação de Eva, A queda, O dilúvio, O Juízo Final…
Na escultura, Michelangelo realizou obras-primas como Pietá (já indicada nesta postagem), Moisés e Davi.
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Visão parcial do teto da Capela Sistina |
RAFAEL SANZIO (Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma
Considerado como o pintor que melhor desenvolveu, na Renascença, os ideais de harmonia e regularidade de formas e de cores.
A obra A virgem de Alba é considerada como uma das mais perfeitas de Rafael. A semelhança entre esta obra e a obra Virgem e a Sibylis, de Michelangelo, atesta a fascinação e a admiração de Rafael por Michelangelo.
DONATELLO (Florença, 1386 - 13 de dezembro de 1466)
Foi um escritor do período da renascença. Desenvolveu técnicas
artísticas e utilizava o bronze, o mármore e a madeira para compor suas
obras. "São Marcos" e "Guattamelata" são suas principais peças.
ATIVIDADE:
Entrega para dia: 24/07/2020
E-mail: rafaelribeironunes@prof.educacao.sp.gov.br ou whats!
Olá pessoas, nossa atividade hoje é bem básica, bora lá !
a) Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?
b) Cite dois pintores renascentistas e dois arquitetos do período, indicando ao menos uma de suas obras.
2. Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:
a) princípios matemáticos e racionais;
b) o antropocentrismo;
c) o plano reto e motivos religiosos; ou
d) a adoção da perspectiva.
Por hoje e é só pessoal!
Bjo pro'cês...
[rafa.]
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