terça-feira, 14 de julho de 2020

[1A /B/D - Aula 7 - Renascimento]

...até que enfim, saimos da Era Medieval e agora, iniciamos o que a arte denominou Período Moderno!

"A criação de Adão", obra do Renascimento pintada por Michelangelo  
Renascimento, Renascença ou Renascentismo

O Renascimento surgiu na Itália durante o século XIV e se caracterizava por ser um movimento de renovação que atingiu as artes, a cultura e a ciência. Esse pensamento inovador foi impulsionado para outras regiões da Europa e promoveu mudanças na filosofia, economia e política de outros países. 

Também denominado de renascença ou renascentismo, as transformações que aconteceram no período impactaram profundamente a mentalidade da História Medieval e marcaram a transição da Idade Média para a História Moderna. O antropocentrismo colocava o homem no centro do Universo e o teocentrismo característico da época anterior era deixado de lado. 
O Nascimento de Vênus (Sandro Botticcelli),
criado entre 1482 e 1485

Como estética, o renascimento criou princípios e métodos muito próximos aos estilos da arte clássica dos povos greco-romanos. As regras matemáticas permitiram gerar novas técnicas de perspectivas e imprimir os aspectos reais dos objetos em áreas planas. 

Apesar de ter abandonado a mentalidade da Idade Média, o renascimento não acabou definitivamente com todos os elementos da época anterior. Várias noções e pensamentos da era medieval ainda conviveram durante muito tempo com a Modernidade.
 
Seu histórico... 
 
Foi um período histórico e movimento cultural que surgiu na Europa, precisamente na Itália, no século XIV e com auge no século XVI. O movimento representava a retomada da cultura clássica Greco-romana e a tomada de consciência social, política e econômica que passaram acontecer no final da Idade Medieval. 
“Escola de Atenas”, pintada durante o Renascimento por Raphael.
A Antiguidade Clássica foi uma das principais
inspirações do período renascentista.

A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista tentavam reviver. 

O nascimento das cidades e o desenvolvimento econômico contribuíram para que os nobres, artistas, artesões se deslocassem para os grandes centros urbanos. Uma nova classe social surgia. Era a burguesia, grupo formado por comerciantes, donos de empresas e pessoas de prestígio que detinham poder econômico e aos poucos conquistou poderes políticos. 

A centralização das decisões nas mãos dos reis fez surgir a Monarquia Nacional que deu fim ao feudalismo e início a maior liberdade econômica e comercial. Além disso, as decisões da Igreja Católica foram contestadas, o teocentrismo perdeu espaço para o Antropocentrismo e uma Reforma Protestante foi iniciada. 

Foram esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram início à nova mentalidade da época. Essa nova forma de pensar foi a responsável por fazer surgir o Renascimento.

Características do período...
 
O "Homem Viturviano" é uma obra
criada por Da Vinci
Deus era o centro do Universo durante a Idade Média, mas com o Renascimento essa visão de mundo foi modificada e o Homem tornou-se o pondo central. Vários dos aspectos humanos ganharam destaque. Os estudos científicos contribuíram para isso. O Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, por exemplo, apresentava o homem ideal a partir das proporções. 

Outras características do renascimento foram:

Valorização da Antiguidade Clássica: os artistas do renascimento buscavam inspiração nos valores estéticos do período clássico greco-romano. Eles consideravam que as obras criadas durante a Roma Antiga tinham valores superiores aos criados na época Medieval. Passaram a utilizar técnicas do classicismo e por isso o renascimento é considerado uma segunda fase da Arte Clássica. 

Humanismo: o homem tornava-se o centro do mundo. O teocentrismo dava lugar ao antropocentrismo e, assim, as obras renascentistas passavam a valoriza o ser humano. As situações do cotidiano eram representadas, os traços e formas humanas ganharam destaque. No campo filosófico, as obras tomaram um caráter mais crítico e propunha a uso da razão e da ciência.

Racionalismo: todo pensamento do período tinha como base os conhecimentos científicos desenvolvidos na época. O racionalismo foi, então, a principal característica do renascimento. A razão tornava-se o contraponto da fé. A defesa de um argumento por meio de explicação racional e experiência empírica eram valorizadas. O racionalismo não aceitava argumentos não científicos, de fontes sobrenaturais ou vindas da Igreja Católica. O racionalismo foi influenciado pelo conhecimento científico e ao mesmo tempo o ajudava a se desenvolver. A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época. 

Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento. Os argumentos religiosos eram renegados e o homem começava a seguir suas próprias emoções, tornando-se crítico e o responsável pelos próprios atos. A busca p
elos prazeres (hedonismo) ganhava destaque no individualismo. Essa característica foi essencial para conquistar a burguesia. Os interesses individualistas colaboraram para que esta classe social financiasse os diversos artistas e cientistas que apareceram na época. 

Pietá, Michelangelo - 1949
Universalismo: os artistas e cientistas da época se lançavam na busca do conhecimento Universal. A educação ganhou, assim, grande contribuição do período. Da Vinci era um polímata que desenvolvia pesquisas em diversos campos científicos e os utilizavam em suas obras artísticas. O período também promoveu a expansão de escolas e Universidades e ingresso de disciplinas direcionadas a humanidades nos cursos.

Cientificismo: o período também foi marcado pela recusa das explicações religiosas e busca de respostas racionais e baseadas em experimentações. O método científico criado por Galileu Galilei e as inovações fundamentaram as ciências modernas e contribuíram paras descobertas em diversos campos do saber. 

Os artistas renascentistas...
 
 
 SANDRO BOTTICELLI (Florença, 1º de março de 1445 – 17 de maio de 1510)

Sandro Botticelli, um dos mais célebres pintores de Florença, contou com a proteção da família Médici, que era a mais poderosa da cidade e uma das mais influentes da península Itálica.
Ele é autor dos célebres quadros A Primavera e o Nascimento de Vênus e ainda trabalhou nas paredes laterais da Capela Sistina, em Roma, retratando em afrescos a vida de Cristo e a de Moisés.

O quadro A Adoração dos magos é um dos temas favoritos do autor. O motivo principal desse quadro são as ruínas de um templo clássico que domina e harmoniza o conjunto de grupos de adoradores cercados pela paisagem, ao fundo.

Adoração dos Magos (Botticelli) (1485/86)

 LEONARDO DA VINCI  (Anchiano, 15 de abril de 1452 — Amboise, 2 de maio de 1519)

Além de pintor, Da Vinci destacou-se em vários campos do saber. É considerado o homem do Renascimento por excelência. Entre várias obras-primas destacam-se a Mona Lisa, A virgem dos rochedos e Madona e o menino.

Monalisa (Da Vinci) (1503)
Tida como um ícone do Renascimento, a Mona Lisa é lembrada por todos quando se fala em Renascimento. O sorriso enigmático e o olhar intrigam a todos. Da Vinci, um mestre no jogo de luz e sombra, inovou na perspectiva e no traço.

Na obra A virgem dos rochedos, um conjunto de rochas faz fundo para o grupo e as figuras estão dispostas de maneira a formar uma pirâmide. A disposição geométrica e a luz que incide sobre o rosto da virgem formam o centro da obra. A profundidade do quadro é dada pela luz que brilha além da escuridão das pedras.

A Virgem dos Rochedos (Da Vinci) (1483-1486)

 MICHELANGELO BUONARROTI (Caprese, 6 de março de 1475 — Roma, 18 de fevereiro de 1564)

Era pintor, escultor e poeta. Foi considerado um dos maiores artistas de seu tempo. Sua obra de maior destaque foi a "Capela Sistina", em Roma. Também esculpiu o "Escravo moribundo" e pela pintura nos tetos de diversas igrejas. Celebrizou-se na pintura dos afrescos no teto da Capela Sistina, que tem esse nome devido ao Papa Sisto IV, que a mandou construir (1471-1484).

Em 1508, o papa Júlio II confiou a Michelangelo Buonarroti o teto da capela para decorar. O artista retratou cenas bíblicas como A criação de Adão, A criação de Eva, A queda, O dilúvio, O Juízo Final
Na escultura, Michelangelo realizou obras-primas como Pietá (já indicada nesta postagem), Moisés e Davi.

Visão parcial do teto da Capela Sistina

RAFAEL SANZIO (Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520)







Considerado como o pintor que melhor desenvolveu, na Renascença, os ideais de harmonia e regularidade de formas e de cores.
A obra A virgem de Alba é considerada como uma das mais perfeitas de Rafael. A semelhança entre esta obra e a obra Virgem e a Sibylis, de Michelangelo, atesta a fascinação e a admiração de Rafael por Michelangelo.




DONATELLO (Florença, 1386 - 13 de dezembro de 1466)

 














Foi um escritor do período da renascença. Desenvolveu técnicas artísticas e utilizava o bronze, o mármore e a madeira para compor suas obras. "São Marcos" e "Guattamelata" são suas principais peças. 

ATIVIDADE: 
Entrega para dia: 24/07/2020
E-mail: rafaelribeironunes@prof.educacao.sp.gov.br  ou whats!

Olá pessoas, nossa atividade hoje é bem básica, bora lá ! 


1. O Renascimento cultural e artístico europeu do século XVI foi um processo lento e prolongado de transformações que remontam ao período final da Idade Média, principalmente a partir do século XI. A partir dos seus conhecimentos referentes ao período, responda:

a)   Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras e em quais locais da Europa esta produção artística foi mais valorizada?

b)   Cite dois pintores renascentistas e dois arquitetos do período, indicando ao menos uma de suas obras.

2.  Sobre as principais características técnicas de produção artística, nas quais se basearam os pintores e escultores renascentistas para a produção de suas obras, assinale a alternativa incorreta:

a)      princípios matemáticos e racionais;
b)      o antropocentrismo;
c)      o plano reto e motivos religiosos; ou
d)     a adoção da perspectiva.


Por hoje e é só pessoal!
Bjo pro'cês...
[rafa.]
 
 
 

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